Noite de celebrar os 115 anos do Jornal O Progresso

por mon — publicado 23/12/2016 14h00, última modificação 23/12/2016 14h00
Os 115 anos de existência do Jornal O Progresso foram saudados quinta (22) pela Câmara de Vereadores de Montenegro, em Sessão Comemorativa, proposta pelo Vereador Dorivaldo da Silva (SD) -“Dorinho”.

Direção, funcionários, amigos e leitores estiveram presentes.
    O discurso representando o Legislativo coube ao próprio autor da proposta. Dorinho destacou um pouco da história deste semanário, que chega aos 115 anos de circulação contínua. “O Jornal O Progresso resistiu a quantas crises! Quantas mudanças! Nós daqui talvez pecamos por não preservar a história da cidade, dar valor ao que genuinamente é montenegrino”, disse o Vereador. Completando, pediu que o Jornal O Progresso fosse pensado como um patrimônio histórico e cultural de Montenegro.
    Em seguida, foi a vez do diretor do grupo de comunicação, João Batista Teixeira, ir à tribuna. De forma brilhante, fez um resgate da história do Jornal O Progresso, não poupando elogios à família Lampert, já que os irmãos Amândio Fidêncio e Frederico Gabriel são os propulsores desta história.
    Lembrou que o Jornal chegou a circular em cidades como Bento Gonçalves. Atravessou duas guerras mundiais. “Este jornal passou por dificuldades, turbulências, em mãos de homens dedicados, que nunca venderam as palavras, nunca estivemos a serviço de interesses pessoais”. Finalizando, Teixeira deixou um pensamento: “O Progresso, de certa forma, é como um bicho de rua: não pertence a ninguém, e todos cuidam dele”.