37 equipamentos estavam parados na Oficina da Prefeitura: máquinas, caminhões e automóveis

por mon — publicado 14/08/2014 15h39, última modificação 01/06/2016 10h58
Trinta e sete equipamentos, entre caminhões, automóveis e maquinário em geral parados no Pátio da Prefeitura, devido à falta de conserto. Esta elevada quantidade foi revelada durante reunião quinta (14) pela manhã, proposta através de Requerimento por Carlos Einar de Mello (PP) - “Naná” e os demais seis Vereadores da bancada de Oposição na Câmara.

No início, para surpresa ainda maior dos participantes, o novo Secretário de Viação e Serviços Urbanos, José Alfredo Schmitz, acompanhado do Chefe da oficina, Sérgio Luiz Vargas, apresentou uma lista na qual constavam 37 equipamentos do Parque de Máquinas do Município, muitos deles parados, e outros em fase de manutenção (listagem abaixo), e que foram recuperados desde o início dos trabalhos do novo Secretário. Para os Vereadores, ficou muito claro que, até a chegada de Schmitz, tudo estava praticamente parado. Eles lamentaram que o Prefeito tivesse permitido a situação chegar àquele ponto.
        O presidente, Vereador Renato Kranz (PMDB), lembrou que no início de 2013 ocorreu um encontro semelhante na Câmara, tratando da situação do parque de máquinas. “Na época, já havia um grande número de veículos parados na Oficina ou em outros setores, por falta de peças”, completou. O Progressista Naná relatou que, recentemente, fez uma visita ao Pátio, na qual constatou o problema. Acrescentou que o encontro serviria para que os demais Vereadores tivessem acesso aos dados, e também verificar se houve melhorias desde então.
    Cobrado quanto à existência de relatório sobre a situação dos equipamentos da SMVSU, o titular afirmou que possui. “Assumimos com uma patrola funcionando. Agora, há duas prontas e a terceira está em andamento”. Schmitz explicou que a mudança total deste quadro deva ocorrer em 120 dias, elogiando sua equipe de trabalho.  Sérgio Vargas, Chefe de Oficina, assegurou que vem “fazendo o possível” para colocar todo o parque de máquinas funcionando.

O Vereador Márcio Müller (PTB) disse estar “feliz” com a entrada do novo Secretário e do Chefe da Oficina no Governo, “por serem pessoas capacitadas”. “O que me deixa intrigado é como a situação conseguiu ficar tão precária”, por sua vez questionou Naná.
    A Vereadora Rose Almeida (PP) interrogou a situação do Desurb com referência ao atendimento das demandas da rede pluvial. O Secretário Schmitz então pediu que houvesse novo momento, somente para tratar deste tema. De imediato, a Vereadora anunciou que estaria entrando com Requerimento na sessão desta quinta, para que se pudesse promover um encontro a fim de tratar da demanda reprimida.
    Kranz adiantou que deverá pegar a ata do encontro e toda a relação destes equipamentos e levá-los ao Ministério Público (MP), “porque é preciso apurar os responsáveis pelo descaso com o dinheiro público até a chegada do novo Secretário”.
    Ao final Ildemar Toeb, que trabalha junto à Oficina, defendeu o atual Governo alegando que muitos destes equipamentos estragados foram uma “herança” da Administração anterior.

Diagnóstico de máquinas, veículos e equipamentos

Nº Veículo                             Situação
47 - Ônibus - reforma mecânica, está passando por adaptação
122 - Retroescavadeira – conserto realizado, em pleno funcionamento
197 - Retroescavadeira - conserto realizado
12 - Uno - reformado, sendo utilizado na unidade móvel de soldas.
137 – Uno - consertado e liberado
156 – Uno do CAPS – conserto realizado
188 – Retroescavadeira – conserto realizado
191 – Caminhão Cargo – conserto realizado
109 – Caminhão – sendo liberado da oficina (14.08)
29 – Caminhão – conserto realizado
186 – Pá –Carregadeira – conserto realizado
194 - Pá - Carregadeira – conserto realizado
195 – Motoniveladora – pronta trabalhando
137 – Fiesta – pronto, trabalhando
111 – Caminhão – problema parte elétrica e embuchamento
131 – Escavadeira – em fase de orçamentos
158 – Ranger – serviço realizado
37 – Caminhão Mercedes – pronto e liberado
173 Uno – fase de Pregão Eletrônico, para conserto
        Observação: o número é referente ao número de patrimônio do veículo e Pregão é a modalidade de licitação.