Ações dentro do Projeto Fortalecimento de Vínculos devem começar até o final de 2014

por mon — publicado 06/11/2014 15h45, última modificação 01/06/2016 10h58
A Câmara de Vereadores de Montenegro, atendendo requerimento subscrito por cinco vereadores, realizou, na manhã de quinta-feira (6), reunião com a equipe da Secretaria Municipal de Habitação, Desenvolvimento Social e Cidadania (SMAHD), para tratar do projeto “Fortalecimento de Vínculos”.

Entre as informações postas, consta que os projetos deverão estar em andamento até o final de 2014. Participaram os vereadores Renato Antônio Kranz (PMDB), Marcos Gehlen (PT) – Tuco, Rose Almeida (PP) e Ari Müller (PDT). O Secretário Municipal da SMAHD, Jalvi Machado, veio acompanhado do Diretor de Assistência Social, Sidinei Souza, e da Coordenadora do CRAS Izabel Nessy. O Conselho Municipal de Assistência Social se fez representado pelo seu vice-presidente Nelso de Sousa.
O objetivo dos vereadores foi apurar o andamento dos projetos que devem ser desenvolvidos através da verba Federal de R$ 64.800,00, dentro do Projeto Fortalecimento de Vínculos, como a aplicação desse recurso. Para o vereador Marcos Gehlen “Tuco”, um dos autores do requerimento, é imprescindível que a Câmara, a partir da aprovação do recurso, saiba como está sendo operacionalizado o proposto no projeto básico, constante do processo administrativo. “O Papel traz apenas os dados, precisamos saber não o quantitativo e sim o qualitativo”, questiona o vereador.
O Secretário Jalvi Machado abriu sua manifestação justificando o não comparecimento na primeira reunião, o que acabou acarretando na convocação. Com palavras marcantes, Machado disse que vivia-se um faz de conta até sua chegada e que isso está mudando. Para ele, não adianta ficar com “perfumarias”, como a realização de oficinas do CRAS, é preciso trazer resultado social. Ainda neste sentido, o secretário alega que não adianta só gastar o dinheiro público, na sua visão é preciso investir o recurso. Os profissionais garantiram que todas as ações programadas pelos técnicos que os antecederam estão sendo revistas, porém, o que já está programado para 2014, vai acontecer.
Quando questionada se existe algum programa em andamento dentro do projeto de Fortalecimento de Vínculo, nos recursos de 64 mil reais, Isabel Nessy afirmou que ainda não e que até o final do ano três programas estarão acontecendo. Sendo na área da educação: Inglês, Informática e outro no esporte, através de escolinha de futebol. Isabel cita que o SENAC será o parceiro contratado. Sidinei Souza entende que a verba já deveria estar sendo utilizada, porém, alega que o processo foi parado para avaliação, em função da troca de secretário e da coordenadora do CRAS.
Segundo o vice-presidente do COMAS, Nelso de Sousa, após a última reunião realizada na Câmara, entrou em contato com a Secretaria da Fazenda e solicitou o relatório das verbas dos projetos. Quanto às verbas do Fortalecimento de Vínculo, Nelso disse que a partir da apresentação das propostas do novo Secretário de Assistência Social o conselho se deu por satisfeito.
Conforme Renato Kranz, dentro do processo do Projeto de Lei aprovado pela Câmara, veio o projeto básico do programa, contendo o objetivo geral, as atividades a serem realizadas, aplicação dos recursos, atividades e oficinas. “Foi previsto atendimento envolvendo 180 usuários/mês, destes, 60 seriam idosos”, aponta. Kranz quis saber se estão trabalhando com o projeto da época ou com um novo. Jalvi coloca que o projeto é o básico e que no primeiro momento foi desenvolvido por outra equipe anterior a ele. Na mesma linha, Isabel acredita que não irão fugir 100% do projeto já apresentado. “Dentro da verba, farei as adequações que forem permitidas”, conclui a coordenadora.
    Para o vereador Tuco, não justifica a ausência na primeira reunião do Secretário por estar recém assumindo a pasta. Tuco foi além, fazendo um gancho na fala de Jalvi, quando ele cita que não quer utilizar o “faz de conta”. “Quando o senhor cita ‘faz de conta’, é bom lembrar que é o mesmo grupo que está governando o município”, enfatiza Tuco. Para o vereador, mais do que o próprio recurso, o importante é a política pública. “Onde está o Fortalecimento de Vínculo, na oficina de inglês, na escolinha de futebol?”, cobra o petista. Para ele, é preciso fazer atividades que envolvam a família.
    Jalvi rebateu, falando que, quanto ao fazer de conta, quis fazer alusão ao fato que, desde o momento em que assumiu a pasta, nada vai se “fazer de conta”. Com quase duas horas de reunião, o presidente Renato Kranz fez o encerramento.