Ademir Fachini, suplente do PDT, despede-se da Câmara este ano

por mon — publicado 14/11/2014 13h51, última modificação 01/06/2016 10h58
Logo no expediente da sessão de 13 de novembro da Câmara, lido ofício em que o titular do PDT, Dorivaldo da Silva, comunica que estará reassumindo seu mandato de Vereador a partir da sessão de 20 de novembro, na cadeira ocupada pelo suplente, Ademir Fachini.

A notícia motivou diversas manifestações dos Vereadores que se seguiram.
    Em seu discurso, Fachini manifestou a satisfação em “poder interagir com os assuntos importantes do município”. Na visão do Vereador Marcos Gehlen (PT) – Tuco, Ademir “veio defendendo seu Partido até às últimas consequências, isto deve ser louvado”. Em seguida, falou Edgar Becker, afirmando que Fachini “marcou, está deixando uma boa imagem, a imagem de um político sincero e correto”.
    O Vereador Roberto Braatz cita que estava na presidência do PDT quando Ademir ingressou no Partido. “Com certeza, numa próxima candidatura, o senhor tem todas as condições de assumir definitivamente a cadeira de Vereador”, opinou o Vereador Márcio Muller (PTB). “Só não assumiu neste mandato, fiquei sabendo, porque houve um erro na impressão do seu material”, prosseguiu.
    Em sua vez na tribuna o presidente da Câmara, Vereador Renato Kranz (PMDB) disse a Fachini: “a sua forma tranquila, serena de fazer política chama a atenção, e lhe admiro porque se manteve fiel a seu Partido, o partido da situação”. Mencionou que “a política partidária se faz desta forma: sempre votando com o Partido, se é Partido de situação tem que defender o governo, se é partido de oposição, está na oposição, tem que ser oposição responsável”.
    Kranz prosseguiu: “ainda mais lhe admiro porque no segundo turno do Governo do Estado fez uma opção, independente do seu Partido aqui em Montenegro, não para o município, para o estado, votando, participando ativamente da campanha vitoriosa do nosso Governador José Ivo Sartori”. Em aparte ao discurso, Fachini comentou: “fiz de consciência tranquila, trafego em qualquer lugar, jamais trairia o meu Partido”.

“Permaneço sim no PDT”

Seguinte a falar, Carlos Einar de Mello (PP) - Naná recordou que também assumiu o mandato pela primeira vez na Câmara como suplente, em 1993. “Seria importante que continuasse”, desejou à Fachini, acrescentando: “o senhor já disse que vai permanecer no PDT, mas se quiser mudar de Partido, o Partido Progressista, do qual sou presidente, mais os dois Vereadores e toda a Executiva e o Diretório estão de braços abertos para lhe receber”.
    Gustavo Zanatta, também do PP, em sua vez destacou: a votação que Fachini fez “foi uma vitória, pois se candidatou pela primeira vez”, acrescentando: “te admiro pela questão de ser fiel a teu Partido, é difícil isto, seguir o Partido ou aquilo que a pessoa pensa”.
    A Vereadora Rose Almeida (PP) colocou: “foi muito bom trabalhar com o senhor. Tivemos divergências, discussões de projetos, sempre no campo das ideias. Aqui tomamos decisões difíceis, decidimos sempre o futuro de cada cidadão deste município, com grande responsabilidade”.
    O colega pedetista Ari Muller agradeceu, como Líder do Governo, “pelo companheiro que Fachini foi, não só aqui na Câmara”. Comentou que se a legenda do PDT tivesse feito nove votos a mais, Ademir teria sido Vereador eleito. Quanto à opção pelo apoio ao candidato ao Governo do Estado pelo PMDB, Ari comentou que o Partido liberou seus filiados “e vários aqui em Montenegro apoiaram Sartori”. Segundo Muller, Ademir tomou o rumo do Partido, que havia liberado o apoio. E destacou “foi e está sendo um fiel companheiro, a sua ideologia é pedetista”.
    Sobre o apoio à Sartori, Fachini revelou ter feito consulta ao Partido, recebendo resposta de que a sigla estava livre para apoiar um ou outro candidato. Finalizou afirmando: “permaneço sim no PDT, minha caminhada continua sendo este Partido” Quanto ao retorno de Dorivaldo da Silva, disse saber que estava previsto que em algum momento voltaria à Câmara: “ele vinha há tempos manifestando esta vontade”.
    Aprovados na sessão, ainda, dois projetos do Executivo: o 165/14, que concede isenção de Imposto e Taxas à Associação Beneficente Casa de Amparo Mão de Deus; e o 180/14, que inclui Ação na LDO 2014 e abre crédito especial de R$ 29.389,03, para ampliação da Escola Municipal de Educação Infantil Adenillo Edgar Rübenich – “Tio Riba”.