Agora vai: Videomonitoramento deve realmente sair do papel

por mon — publicado 20/08/2015 09h45, última modificação 01/06/2016 10h58
Uma boa notícia para os montenegrinos. O convênio entre a Brigada Militar e a Prefeitura para o controle do videomonitoramento na cidade está praticamente concluído. Também já foi realizado o “Projeto Videomonitoramento – 2015”.

Essas e outras informações foram discutidas em reunião na Câmara de Vereadores, na manhã de quarta-feira (19).
    Além do vereador proponente Renato Kranz (PMDB), participou vereador Carlos Einar de Mello “Naná” (PP), representantes da Prefeitura, Polícia Civil, Brigada Militar e CIS/Caí.
    O vereador Renato Kranz em sua fala fez a contextualização dos vários acontecimentos tratando do videomonitoramento na cidade, lamentou o atraso e contratempos criados pelo ex-prefeito. “Não podemos mais ficar olhando o que passou, precisamos evoluir neste quesito segurança e um grande aliado é o sistema de câmeras”. Kranz destacou que o crime aumenta, citou o recente assalto ocorrido no Centro da cidade, às 9 horas. “Assim que o Aldana assumiu em reunião nesta mesma sala dissemos a ele que esse tema era prioridade”, conta o vereador.
    Segundo o Diretor de Informática do Município, Felipe Serena, o processo está andando. Na questão do convênio com a Brigada Militar está em fase de conclusão. Serena explicou alguns detalhes do novo projeto 2015: os pontos de câmeras serão mantidos os do projeto original. Nesta primeira etapa o planejamento é para 13 câmeras em HD. “Teremos reunião com o prefeito Aldana, para definir quanto ao cabeamento em fibra se vamos alugar ou comprar. Serena tecnicamente opta pela locação, já na época do ex-prefeito apontava nesta modalidade, porém, o mesmo insistia na aquisição. O Secretário de Administração, Carlos Eduardo Müller “Kadu” disse que o caminho realmente é a terceirização.
    As sete Câmeras já implantadas que foram desativadas irão para locais como o Parque Centenário, Secretário de Viação e Serviços Urbanos.
O diretor de Informática contou que o projeto já está praticamente pronto para ser licitado. Cauteloso, não quis fazer a previsão de funcionamento das novas câmeras.
    O comandante da Brigada Militar, Marcus Vinicius Sousa Dutra contou que realmente está próximo a formalização do convênio para que a Brigada Militar faça o monitoramento das Câmeras na cidade. “Nossa expectativa é que esteja tudo funcionando até dezembro”, antecipa.
    Hoje, sem o sistema de videomonitoramento na cidade, muitas das investigações partem do zero, foi colocado pelo Delegado Marcelo Farias. Nesta mesma linha, o Comissário de Polícia, Carmargo contou que muitos dos casos busca imagens no sistema de monitoramento de empresas ou comércio.
    Em nível regional, a prefeita de Salvador do Sul, Carla Specht explicou que existe projeto cadastrado no Governo Federal para captar recursos estimados em R$ 17 milhões abrangendo o sistema em 20 cidades do Vale do Caí. Serena lembrou que o sistema a ser utilizado pela Prefeitura de Montenegro será compatível com o projeto Regional caso esse venha acontecer. Specht admitiu que para acontecer o projeto é preciso recursos federais.
    Por último, Kranz colocou que acredita que pela primeira vez realmente o projeto deve avançar. Em 30 dias, acontecerá novo encontro para verificar a evolução no processo.