Alagamentos no Bairro São Paulo: Câmara novamente pressiona por solução

por mon — publicado 02/03/2016 16h27, última modificação 01/06/2016 10h58
Quarta (02), em mais um encontro na Câmara para buscar solução ao problema dos alagamentos na Rua Felipe Panitz com a Rua dos Ministérios, no Bairro São Paulo, o Secretário de Obras Edar Borges Machado assumiu o compromisso de, na mesma tarde, juntamente com um Engenheiro e um Arquiteto da Secretaria, visitar o local

próximo onde ocorre uma limpeza, para ver o que é possível ser feito de maneira definitiva. “É só iniciar, o que dependia desta boa vontade que o Secretário de Obras está demostrando, aqui”, salientou o Vereador Marcos Gehlen (PT) – “Tuco”, que pediu a reunião. “Há mais de um ano viemos lutando para que aquela comunidade seja contemplada com um esgotamento pluvial mais adequado. A obra não foi feita, apenas paliativos”, reclama.
    João Prado, um dos moradores presentes, cita que o problema existe há vários anos e agrava-se cada vez mais, e que está se pleiteando uma solução definitiva. Apresentou imagens mostrando que os alagamentos atingem toda a extensão da rua, chegando a um metro dentro das residências e a dois metros, externamente, nas regiões mais baixas. Segundo ele, o problema atinge diretamente 22 famílias de duas quadras, englobando a Felipe Panitz com a Rua dos Ministérios. Diz que muitos moradores perderam móveis, e na última enxurrada um deles quase morreu, pois estava próximo de um duto rompido, sendo que poderia ter sido sugado.
    Conta que não existe vazão suficiente quando chove forte, arrebentando a galeria e alagando residências próximas, com enorme risco de choque elétrico. “Na última, atingiu as caixas de eletricidade nas portas de casas, que ficaram alagadas porque entrou água nas residências”.
    Diz que as galerias são pequenas e não dão vazão à água que desce dos Bairros São Paulo e Santa Rita, que acabam represando ali e desaguando em todo o duto, atingindo com mais força as Ruas Felipe Panitz e dos Ministérios. Em sua visão, a alternativa seria adotar o mesmo tipo de canalização que está sendo feita no Arroio São Miguel.
    O Vereador Márcio Miguel Müller (PTB) considera “inexplicável” que venha acontecendo uma enchente desta proporção, no centro da Timbaúva. Diz que ao passado era para ter sido feito o projeto. “Acabou não sendo Apresentamos uma emenda, colocando recursos para a pavimentação”. Acrescenta que na última reunião, prometeram fazer a limpeza e não foram. “Semana passada, o Secretário de Obras me pediu as fotos das enxurradas, para que fosse apresentado um aditivo ao contrato da Prefeitura com a empresa que está fazendo a limpeza dos arroios de Montenegro”, diz.
    Na visão do Vereador, a princípio teria que ocorrer a limpeza do Arroio, “o que pode ajudar bastante, mas com certeza não irá resolver”, considerando que é preciso se decidir com relação a uma obra definitiva no local. Para ele, o caminho seria a Prefeitura elaborar o projeto e fazer a busca de recursos federais, nos mesmos moldes do que foi adotado para a macrodrenagem do Arroio São Miguel.     O Secretário Edar explicou que primeiramente, para haver este investimento, é preciso um estudo sobre a situação da galeria, e um planejamento no sentido de aumentar a sua capacidade. “Se houver necessidade de uma obra maior, que não existe condições de ser executada neste momento, que se faça o planejamento para colocarem-se recursos na LDO, com a previsão de sua realização”, explicou.