Aprovado projeto obrigando que escritores montenegrinos tenham suas obras em destaque

por mon — publicado 06/03/2015 11h04, última modificação 01/06/2016 10h58
Aceito quinta (05) na Câmara o projeto 019/14, que obriga a exposição com prioridade e destaque nas estantes de livrarias e bibliotecas em Montenegro das obras culturais literárias de qualquer área do conhecimento, de autores inscritos junto à Associação Montenegrina de Escritores – AMES e à Academia Montenegrina de Letras – AML.

De autoria de Renato Kranz (PMDB), “visa incentivar a divulgação do trabalho dos escritores locais, dando um destaque especial às suas obras nas prateleiras das livrarias e bibliotecas instaladas em Montenegro”, explica o Vereador. Com a aprovação do projeto, nas estantes onde as obras literárias ficarem expostas deverá constar, em destaque, o título: “Autores de Montenegro e Vale do Caí”. As estantes deverão estar em local visível ao público.
    A cada ano, a AMES e a AML se encarregarão de enviar às livrarias e bibliotecas lista contendo os nomes dos autores inscritos, cujas obras deverão ser expostas com prioridade e destaque. “Há necessidade de institucionalizar políticas de incentivo à literatura local, de modo a subverter a lógica essencialmente comercial das livrarias, além de garantir um lugar de destaque às produções literárias dos escritores montenegrinos e do Vale do Caí nas estantes de nossas livrarias”, defende o Vereador.
    Aprovado o projeto por unanimidade, este se transforma em Lei, que deverá entrar em vigor 90 dias após sua publicação oficial.