Beck de Souza Engenharia fará o projeto do prédio da Câmara

por mon — publicado 09/12/2014 16h23, última modificação 01/06/2016 10h58
A empresa de consultoria Beck de Souza será a responsável pelo projeto arquitetônico da nova sede própria da Câmara de Vereadores de Montenegro. Eles assinaram o contrato, no valor de R$ 240.685,41, na manhã desta terça-feira (09), na sala de reuniões, na presença dos vereadores membros da Comissão de Obras e da imprensa.

O presidente da Câmara, Renato Kranz no mesmo ato, também assinou a ordem de início e a portaria designando os servidores Rosangela Luft e André Susin como fiscais do contrato.
    Em decorrência da complexidade do processo licitatório, a Comissão de Licitações composta pelos servidores Dirce Emilia Bruschi, Aline Marcadella e André Susin analisou 04 volumes distribuídos em mais de 1.150 páginas até a homologação da empresa vencedora Beck de Souza.
Pelo contrato, a contratada terá prazo de 90 dias para a entrega do projeto arquitetônico, bem como dos projetos complementares. O terreno localizado no bairro Senai, junto ao Fórum, tem área total de 3 mil metros quadrados.
Acompanhado dos vereadores Gustavo Zanatta, Marcos Gehlen e Márcio Müller, Renato Kranz contextualizou todo o trabalho, ressaltando a dedicação dos servidores envolvidos. Kranz observou que, entre as descrições do Termo de Referência que será utilizado para o desenvolvimento do projeto, consta o auditório com capacidade para 700 pessoas. “Não será um prédio novo para os vereadores, e sim para a comunidade”, acrescentou. O vereador lembrou ainda que o lado Oeste da cidade não conta com nenhum auditório para que possa, por exemplo, realizar as formaturas de suas escolas.
Em sua manifestação, Tuco lembrou que o tema construção do prédio não é algo novo e vem de outra legislatura. “É mais uma etapa vencida”, citou.
O engenheiro e arquiteto Cristiano Costa de Souza, sócio-diretor da empresa, disse que estão no mercado há 25 anos, atuando especialmente para o setor público. Entre seus projetos, estão o sambódromo de Porto Alegre, o prédio do SESC de Passo Fundo e o Centro Cultural de Santa Rosa.
A servidora da Câmara, Rosangela Luft, responsável pelo Termo de Referência, comentou que o conceito do projeto deverá focar em conforto ambiental e sustentabilidade, com aproveitamento de recursos naturais, tais como uso e energia solar e aproveitamento da água das chuvas, visando economia. “Quanto à forma, deverá ser uma construção moderna, que expresse o conceito de transparência, independência e austeridade, levando em consideração a humanização e o cunho simbólico do espaço, sem esquecer a fácil manutenção, a segurança e economicidade da edificação”, disse Luft no Termo de Referência.
A comissão de Obras, composta pelos vereadores Renato Kranz, Roberto Braatz, Marcos Gehlen, Márcio Müller e Gustavo Zanatta, mais os profissionais envolvidos, terão reuniões semanais com a empresa. O arquiteto montenegrino Alexandre Franczack é parceiro da Beck. No próximo dia 17 de dezembro acontecerá o primeiro encontro.