Bloqueio da RS-287 está programado para 20 de junho

por mon — publicado 15/05/2015 11h48, última modificação 01/06/2016 10h59
A paciência dos que residem nos bairros do outro lado da RS-287 parece estar chegando ao fim. Em reunião na tarde de quinta-feira (14), representantes dos Bairros Santo Antônio e Panorama avisaram: dia 20 de junho a comunidade vai trancar a rodovia RS 287, a partir das 6h da manhã.

O Vereador Renato Kranz propôs a reunião, a qual contou com a participação dos moradores, do Engenheiro do DAER Luciano Faustino da Silva, Secretário de Obras Ademir Fachini e o Diretor de Licitações Patrick Zaboski Pinho.
Na pauta, o conjunto semafórico a ser instalado na rodovia RS 287, no trecho que passa pelos Bairros Santo Antônio e Panorama, e as obras de recuperação da via. Kranz questionou qual o andamento deste processo, já que foi prometido para a população que, antes da volta às aulas, as sinaleiras estariam funcionando. “O Daer a gente sabe que cumpriu sua parte, entregando o projeto no prazo combinado (fevereiro). E a Prefeitura, cobrou?”, vereador.
Antes mesmo de entrar no tema, o líder comunitário Aírton Quadros informou que, quando estava se dirigindo para a reunião ocorreu um acidente na RS-287, envolvendo três veículos.
Em tom de cobrança, Luis Henrique e Marcos Zirbes, moradores do Santo Antônio, disseram que foi prometido para o início das aulas e não aconteceu até agora. “Precisamos de respostas”, apelou. Zirbes acrescenta que a Câmara de Vereadores estava disposta a liberar recursos do seu orçamento para comprar os conjuntos semafóricos e que o Prefeito Paulo disse que não precisaria, pois teria recursos para isto. “Devia ter acontecido. É preciso fazer valer as promessas assumidas. Na minha família, por exemplo, a palavra é algo muito sério”, desabafou.
O líder comunitário Airton Quadros citou que foi dito pela Prefeitura que seriam compradas as sinaleiras, através de licitação na modalidade Pregão Eletrônico, o que agilizaria o processo.
Segundo o Secretário de Obras Ademir Fachini, todo tempo seus olhos estão voltados para solucionar este sério problema. Fachini admitiu que o projeto executivo fosse entregue pelo DAER em fevereiro conforme combinado. Adiantou que o valor previsto no processo aberto em 15 de abril para compra do conjunto semafórico é de R$ 273.000,00.
Fachini disse ainda que é preciso fazer também a sinalização viária, que em um primeiro levantamento, deverá custar em torno de R$ 200.000,00.
O Engenheiro do DAER Luciano Faustino lembrou que o projeto foi concluído e a aquisição e instalação é de competência do Executivo, conforme acordado.
A informação do Diretor de Licitações Patrick Pinho é de que o processo chegou ao seu departamento no dia 17 de abril e já começou a ser analisado. “O edital deve estar pronto no final da próxima semana. Acredito que até o final de junho será publicado”, previu. O Diretor explicou que existem 90 processos licitatórios tramitando, garantindo que este do conjunto semafórico é o primeiro da lista.
O engenheiro Faustino deixou claro: é fundamental que o processo de sinalização viária seja realizado, caso contrário, não adiantaria instalar o conjunto semafórico, que não terá liberação, pois, conforme ele, isto colocaria em risco também os condutores.
O presidente da União Montenegrina de Associações Comunitárias, João Santos pediu pelo “amor de Deus” que fosse informado uma data. “O povo está cansado, se não estiver pronto em 20 de junho, a Rodovia será fechada”, acentuou.
Boas notícias por parte do DAER foram repassadas quanto à conservação da via, no trecho entre o Bairro Rui Barbosa e a entrada do Bairro SENAI. O Engenheiro Faustino disse que a primeira medida está acontecendo, que é a fresagem da rodovia. “Vamos acabar com os desníveis e estamos trabalhando em busca do recurso de 1,5 milhão, para a recuperação do pavimento”, contou.
Por último, Luciano Faustino informou que já foram comprados os guarda-corpos a serem instalados em pontos da RS 287.