Bolamar: Conselho de Desportos incompleto atrasa liberação de verba da Prefeitura

por mon — publicado 18/06/2013 15h14, última modificação 01/06/2016 10h59
A não indicação de componentes por entidades que compõe o Conselho Municipal de Desportos – CMD, deixando-o incompleto, foi alegada pela Prefeitura para atrasar o repasse da verba para auxiliar o pagamento da inscrição dos sete times montenegrinos que disputaram o Bolamar 2013.

O impasse provocou reunião segunda (17) na Câmara, solicitada pelos Vereadores Carlos Einar de Mello (PP) - Naná e Márcio Müller (PTB), com participação de membros de equipes e Executivo.
Em 18 de abril o Vereador Naná apresentou na Câmara um Pedido de Informação, perguntando se o Executivo já havia feito o pagamento da inscrição das equipes que disputaram o Bolamar/2013. Em 17 de maio a Prefeitura respondeu que, conforme o Diretor de Desporto da SMEC, Gilberto Metzen, havia necessidade de aprovação, pelo Conselho Municipal de Desporto de sete projetos, para o pagamento do Bolamar. Prossegue o Executivo: “em virtude da má-condução do CMD até o final de 2012, em que os Conselheiros estavam com a portaria vencida, portanto devendo haver eleição para uma nova diretoria, tal fato não ocorreu”, lembrando que o órgão é deliberativo.
“O Bolamar existe há 25 anos. Nos últimos dez, equipes de Montenegro participaram com o patrocínio da Prefeitura. A ajuda financeira sempre se deu até março, nunca em junho. Não existe nenhuma luz no fim do túnel de que isto vá ser resolvido”, cobrou Müller.
Júlio César Hoffmeister, da Secretaria Municipal da Fazenda, explicou que ano passado a Câmara aprovou o Orçamento do Município para 2013, no qual constam dez mil reais para o Fumdesp. “Encontra-se intacto, não foi pago ainda porque não veio o empenho. A obrigação da Fazenda é pagar quando vem o empenho para fazer a despesa”, disse.
Segundo o Diretor de Desporto da SMEC, Gilberto Metzen, o CMD não foi constituído, após três chamamentos, porque três entidades ainda não se manifestaram indicando membros para compô-lo. Conforme lei, para atuar precisa ter onze entidades. O diretor explica que, caso não possua, impede a emissão de nova portaria autorizando a Prefeitura a fazer o repasse. A portaria expirou em 16 de novembro do ano passado. Respondendo quais entidades não indicaram representantes, Metzen citou que seriam a Liga Montenegrina de Futebol, a União Montenegrina de Associações Comunitárias e a Liga Montenegrina de Bocha.
Ao final, os Vereadores reforçaram a necessidade de se dar um ultimato às entidades que ainda não indicaram seus membros para o CMD. Foi estipulado que até o dia 21 seria dado retorno, com a emissão de parecer do Conselho para que a liberação da verba possa ser autorizada pela Prefeitura.
Bolamar