Câmara abre espaço para ASSDEFO realizar reuniões

por mon — publicado 05/12/2013 15h22, última modificação 01/06/2016 10h59
A reunião realizada na Câmara de Vereadores na manhã de quinta (5) foi aberta com ar de pesar. A iniciativa do encontro, objetivando debater a cedência de área para construção da sede da Associação dos Deficientes Físicos e Ostomizados (ASSDEFO), partiu do vereador Claudimir dos Santos - “Nênis”, que apresentou o requerimento em 21 de novembro, nove dias antes do seu falecimento.

Em respeito, os vereadores mantiveram a proposta, convidando integrantes da ASSDEFO, que esteve representada por Diomar Posser e Maria Geci da Silva.
Já na abertura, Rose Almeida (PP) lembrou carinhosamente que a proposta do Nênis estava sendo mantida e que os vereadores estariam empenhados em manter a luta pela conquista da área.
Renato Kranz resgatou o histórico de luta da ASSDEFO, liderada por Nênis desde 2011. “O projeto de cedência de uma área estava pronto para ser encaminhado. Infelizmente acabou não vindo para a Câmara, onde com certeza seria aprovado”. O vereador reforça que é testemunha da luta do Nênis, que esteve várias vezes no gabinete. Kranz disse ainda que, como portador de necessidades especiais, tem a obrigação de ajudar a ASSDEFO neste momento e de continuar a luta pela acessibilidade e outras bandeiras. “Na falta do Claudimir, eu irei fazer as cobranças ao Executivo”, desabafou.
Representando a Prefeitura, o arquiteto André Schoellkopf lembrou que é justa a luta das pessoas com necessidades especiais. “Participando de seminário que tratou do tema, vivenciei a experiência do quanto é difícil para os portadores a vida sem acessibilidade”, disse Schoellkopf, com lágrimas nos olhos. Ele é responsável pelo projeto, que está em fase de conclusão, tratando da construção de rampas de acessibilidade em Montenegro.
Quanto à área solicitada pela ASSDEFO, o arquiteto citou existirem dois projetos, um dos quais diz ter localizado. Neste, a área fica no Bairro Santa Rita. “Porém, o local vai ser destinado à Associação Comunitária. Conforme informações, a outra área está localizada na Rua Antônio Inácio de Oliveira Filho”, completou, acrescentando que este processo tramita na Diretoria de Acompanhamento de Ações Governamentais.
Ainda durante a reunião, a presidenta Rose Almeida fez contato com o Diretor Juan Rocha, que se comprometeu a localizar o material. “Vamos fazer novo encontro, com este processo em mãos”, acrescentou. Nem tudo foi negativo na reunião, para os representantes da ASSDEFO. A presidenta Rose Almeida abriu o espaço da Câmara para eles realizarem suas reuniões, hoje ao ar livre, porque a sala na Estação da Cultura onde elas aconteciam está ocupada. Os demais vereadores presentes: Renato Kranz (PMDB), Marcos Gehlen (PT) - “Tuco”, Ademir Fachini (PDT), Carlos Einar de Mello (PP) - “Naná” e Márcio Müller (PTB) concordaram de imediato com a presidenta.
Diomar e Maria Geci ficaram felizes com a abertura do espaço da Câmara e ainda destacaram a falta que fará o presidente Claudimir. “Este apoio dos vereadores nos motiva muito para continuar”, concluiu Geci.