Câmara apoia credenciamento do Hospital Montenegro para quimio e radioterapia

por mon — publicado 08/10/2013 14h01, última modificação 01/06/2016 10h59
O tratamento com quimioterapia e radioterapia a pacientes com câncer poderá ser disponibilizado no Hospital Montenegro, evitando desgastes com o deslocamento a Porto Alegre.

São muitos casos”, estima o Vereador Roberto Braatz (PDT), que segunda-feira (07) foi o requerente de encontro na Câmara, com a participação do diretor administrativo, Carlos Batista da Silveira e do diretor técnico do HM, Mário de Lucca, além da Secretária de Saúde, Eloci Garcia Rocha da Rosa, para discutir a prestação do serviço na cidade.
    “O trânsito é muito mais carrasco com as pessoas que estão doentes”, lamenta o pedetista, exemplificando que uma viagem à capital em alguns momentos pode levar duas horas. A reunião avaliou se existe vontade político-administrativa de implantar o serviço, beneficiando cerca de 160 mil habitantes não só daqui, mas de municípios vizinhos, dos quais o HM é hospital de referência. “Somos parceiros”, manifestou o diretor, adiantando haver espaço na casa de saúde. Confirmou que a intenção é, futuramente, ser referência neste tipo de tratamento.
    Segundo ele, não será difícil conseguir credenciamento para a quimioterapia, mas a radioterapia é um processo mais demorado. Conforme o diretor técnico, no final de agosto o HM entregou a documentação necessária à Secretaria de Saúde do Estado e desde então ocorreram duas reuniões com vistas a se habilitar à prestação do serviço, que poderia iniciar com a quimioterapia. “A necessidade é muito grande”, define a Secretária Eloci, estimando em cerca de 100 pacientes, alguns aguardando há 30 dias por atendimento.
    Para impulsionar o processo, em análise na 1º Coordenadoria de Saúde, o diretor do HM propôs deflagração de um movimento regional.  Braatz sugeriu o envolvimento de municípios vizinhos, num reforço político suprapartidário. “Poderia ser realizado encontro no Legislativo montenegrino, com as Câmaras e Secretários de Saúde da região”.
    Conforme de Lucca, o HM está estruturado, tem disposição e profissionais. “Montenegro pode conseguir este credenciamento e começar o atendimento logo”, reforçou. Ao final a Vereadora Rose Almeida (PP), Presidenta do Legislativo montenegrino, confirmou o agendamento, em breve, do encontro para debater a implantação de quimioterapia e radioterapia no Hospital Montenegro.