Câmara busca o entendimento para instalação de Mamógrafo e Raios-X no HM

por mon — publicado 25/09/2015 14h40, última modificação 01/06/2016 10h59
A Câmara encontrou uma saída para evitar que sejam devolvidos o Mamógrafo e Raio-X que a Prefeitura recentemente adquiriu. Sexta (25), por iniciativa do Presidente, Vereador Márcio Miguel Müller (PTB), a Mesa Diretora do Legislativo tratou do assunto com o Chefe de Gabinete, Valter Robalo e o Gerente de Contratos e Convênios, Adão Aloy, que receberam a proposta de repassar os equipamentos ao Hospital Montenegro, garantindo sua permanência na cidade.

Inconformado com a notícia de que os aparelhos teriam de ser devolvidos, porque o Município não possui profissionais habilitados e espaço apropriado na Secretaria Municipal da Saúde para viabilizar sua operacionalização e manutenção, Müller busca soluções. O objetivo: encontrar a forma legal de viabilizar uma parceria para que eles fossem destinados, então, ao Hospital.
    Segundo o presidente, a preocupação da Câmara é que estes equipamentos não fossem devolvidos, podendo atender a demanda reprimida da comunidade. “Centenas de mulheres esperam por um exame de mama, o que pode salvar muitas vidas”, defende. Müller observa ainda que como não existe viabilidade, em curto prazo, de colocar os equipamentos em funcionamento na Secretaria Municipal de Saúde, o melhor caminho é a busca da parceria com o Hospital Montenegro, através do seu diretor Carlos Batista da Silveira. “Os Vereadores foram unânimes em dizer que a devolução destes equipamentos causará irreparável prejuízo aos cofres públicos e à população, que carece deste serviço na área da saúde”.
     Demonstrando sensibilidade, o Chefe de Gabinete Valter Robalo afirmou que sairia da reunião diretamente para a Procuradoria Geral do Município, que já estaria tratando da devolução dos equipamentos à empresa. “Faremos o possível para viabilizar esta parceria entre  Câmara, Prefeitura e Hospital Montenegro”, assegurou Robalo.
    Conforme o ex-secretário da Saúde e atual Gerente de Contratos e Convênios, Adão Vargas Aloy, o Município investiu mais de R$ 750 mil na compra dos equipamentos. Avaliou que não adianta olhar se sua aquisição foi feita incorretamente pelo ex-prefeito, em função de não haver um local para sua instalação e técnicos que o operariam. “Agora, é fazer justamente o que a Câmara está propondo: buscar o melhor entendimento”, disse.
    De acordo com o ex-secretário, há uma demanda reprimida de mais de 800 mulheres à espera de exames de mamografia. “Trata-se de um equipamento digital, ultramoderno”, completa.
    Sendo possível reverter-se o processo iniciado, de devolução dos equipamentos, o Vereador Renato Kranz (PMDB) sugeriu que já na próxima semana se reúnam Prefeitura, Câmara e Hospital, para ajustar questões como instalação e manutenção, entre outras.
    Completando a vontade de resolver a questão, o Vereador Márcio Müller (PTB) assegurou que a Câmara está disposta a disponibilizar recursos provenientes de suas economias, para a instalação dos equipamentos.