Êmili, da Manoel Souza Moraes: primeira Vereadora Mirim eleita em 2013

por mon — publicado 19/04/2013 15h59, última modificação 01/06/2016 11h02
Iniciou sexta (19), na Escola Estadual de Ensino Fundamental Manoel de Souza Moraes, no Bairro Progresso, a eleição dos Vereadores Mirins/2013.

O Vereador Marcos Gehlen – “Tuco” (PT), presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Câmara, coordenou os trabalhos. Quarenta e seis alunos votaram, escolhendo entre dois candidatos: Êmili Júlia Soares Dorneles, 11 anos, da 6ª série, foi eleita a Vereadora Miriam. O suplente é Leonardo Martins Reinaldo, 13 anos, da 8ª.
         O processo na Manoel foi acompanhado pela Vice-Diretora Marielen Eccker e por Patrícia Lencine de Moura, Diretora de Apoio Pedagógico. O projeto vem sendo realizado desde 2008 objetivando, segundo Tuco, fomentar a participação e semear a cidadania. “Traz à tona novos talentos, novas lideranças”.
As sessões da Câmara Mirim ocorrem nas segundas quartas-feiras de cada mês, no plenário do Legislativo. Na primeira deste ano, em maio, os jovens Vereadores serão diplomados. Após, falam na tribuna sobre temas como carências da Escola, do Bairro e cidade em que vivem, além de assuntos ligados à juventude.
A próxima Escola onde serão eleitos Vereadores Mirins será a EMEF Walter Belian. A votação está marcada para quarta-feira, dia 24, às 11h30min. No dia seguinte, ocorre na EMEF Pedro João Müller, de Costa da Serra, e sexta na EEEF Adelaide Sá Brito, às 11 horas.