1ª Fenacitrus: lançamento da feira aconteceu na noite desta segunda, 13

por adm publicado 14/12/2021 15h09, última modificação 14/12/2021 15h09

A 1ª edição da Feira Nacional das Artes e da Citricultura de Montenegro foi lançada, oficialmente, na noite desta segunda, 13, no Café Colonial da Família Kettermann. O evento tem como objetivo potencializar duas das maiores expressões do município: as artes e a produção de citrus, já que Montenegro é reconhecida como o maior produtor de bergamotas do Rio Grande do Sul. “Precisamos valorizar o que é nosso. Termos uma identidade que se faça reconhecida no restante do Estado. Agora podemos trabalhar e fomentar este potencial”, destacou o presidente da Câmara de Vereadores de Montenegro Juarez Vieira da Silva (PTB), que também integra a comissão organizadora da festa.

Um dos pontos levantados pela comissão é de que os filhos e netos de Montenegro, hoje, se destacam por realizar festas que destacam suas potencialidades econômicas. Na contramão disso tudo, Montenegro como município mãe, não levou adiante eventos como a Festa da Laranja, que ocorreu por três vezes e, após isso, deixou de ser realizada. “A ideia é levar a nossa arte e a citricultura para todo o estado”, ressaltou Adriano de Oliveira, coordenador de eventos da Feira.

O material gráfico também foi apresentado durante o evento. O Morro São João, símbolo da cidade, ganhou um pôr do sol representado pela bergamota. A comissão organizadora pretende utilizar dezenove vasos, que estão espalhados pelo centro da cidade, para divulgar a festa. Além disso, bares e restaurantes vão ser incentivados a servir aos clientes o suco natural de frutas cítricas. A ideia é estimular a apropriação do que é produzido em Montenegro.

A 1ª Fenacitrus acontece de 01 a 31 de maio de 2022, com eventos descentralizados em Montenegro. Um dos objetivos, fazendo esta descentralização, é proporcionar à comunidade a ideia de pertencimento do que é montenegrino.