80 anos do Aeroclube de Montenegro: sessão solene alusiva a data é realizada na Câmara

por adm publicado 13/12/2021 15h43, última modificação 13/12/2021 15h43

Em 2020 o Aeroclube de Montenegro completou 80 de atuação no município formando novos pilotos da aviação aérea e, ainda, prestando serviços à comunidade no deslocamento de pacientes, ações policiais e empresariais. Em dezembro do ano passado, as ex-vereadoras Rose Almeida e Josi Paz iriam realizar uma sessão solene alusiva à data. Mas, em virtude da pandemia da Covid-19, o evento foi adiado e só um ano após a data oficial o aniversário foi celebrado na Câmara. “Pretendíamos realizar a sessão solene ainda em 2020, mas o protocolo da pandemia acabou inviabilizando. É com muita alegria que nós estamos aqui comemorando os 80 anos desta instituição. Estamos dando continuidade às comemorações para homenagear aqueles que andam entre os céus e a terra”, frisou a ex-vereadora Rose Almeida.

Durante a reunião, que aconteceu na manhã de sábado, 11 de dezembro, foram apresentados um vídeo com fotos tendo o Hino do Aviador, como fundo musical e outro audiovisual com relatos de ex-alunos, hoje pilotos de avião, que se formaram em Montenegro. “O Aeroclube teve uma participação muito importante na minha vida profissional. Foi meu primeiro trabalho quando regressei ao Brasil pela primeira vez. Eu vejo que é único e singular, não só no Rio Grande do Sul como no Brasil e, por isso, faço questão de sempre estar presente quando vou ao país”, ressaltou João Alves, piloto de helicóptero de uma empresa que presta serviços para a guarda costeira dos Estados Unidos.

Além destas homenagens, o presidente do Aeroclube Marco Aurélio Dietrich, o Lelo, também fez uso da tribuna. “É com muita honra que estamos aqui para falar do Aeroclube. Eu quero agradecer a todos vocês por esta homenagem e, aproveito para convidar a todos para conhecer o nosso Aeroclube”, destacou.

Nos últimos 05 anos foram 83 pilotos formados com quase oito mil horas de voo. Hoje, 30 estão em aula. “Termos o Aeroclube em Montenegro, não é ter apenas uma escola de formação. Mas também impulsiona a tomada de decisões de investidores no município pela estrutura que o espaço tem”, ressaltou a ex-vereador Josi Paz.

O Aeroclube de Montenegro foi criado no dia 14 de dezembro de 1940. Naquela ocasião e como um dos atos de fundação o prefeito de Montenegro, Carlos Corrêa da Silva, foi nomeado presidente; e Júlio Renner, diretor do Frigorífico Renner, o vice. Um dos objetivos, dentro da política de apoio à aviação civil do presidente Getúlio Vargas, era incentivar a formação de pilotos, injetando recursos nos aeroclubes, porque não se tinha tantas escolas neste ramo de formação.