APAE comemora 50 anos em sessão solene na Câmara de Vereadores

por adm publicado 27/08/2021 10h30, última modificação 27/08/2021 10h30
Evento contou com a apresentação dos alunos da instituição
Há 50 anos a Associação de Pais e Amigos de Excepcionais, a APAE, trabalha em prol da educação e inclusão de crianças, adolescentes, jovens e adultos em Montenegro e alguns municípios da região como Brochier.

Para celebrar o cinquentenário de atuação da entidade a Câmara de Vereadores de Montenegro realizou no Plenário Edgar de Oliveira, uma sessão solene alusiva à data. A proposição do evento foi do gabinete do legislador Felipe Kinn da Silva (MDB). “Quando eu soube que a nossa APAE completaria 50 anos não podia deixar de homenagear a instituição que vem provendo a inclusão de crianças, adolescentes, jovens e adultos com amor e dedicação,” destacou Kinn.

Fundada em agosto de 1971, a escola, idealizada no município pela professora Maria Eunice Muller Kautzmann, mãe de uma criança com Síndrome de Down, atuava dentro de uma das salas da EEEF Delfina Dias Ferraz. “Somente o amor, a dedicação e a transparência nas ações podem nos ajudar a prestar um serviço de qualidade”, ressaltou Naia Sehn, diretora da APAE.

A Associação é uma instituição filantrópica que tem como objetivo de atender crianças, adolescentes e adultos com deficiência intelectual ou múltipla, prestando atendimento nas áreas de educação, saúde, assistência social, lazer, preparação, inserção e manutenção no mercado de trabalho, entre outras ações voltadas para este público.

Atualmente a instituição atende 160 pessoas com deficiência, sendo 130 alunos matriculados na escola especial e em torno de 30 pessoas que estão incluídas ou não na rede comum de ensino, para as quais são prestados atendimentos com a equipe técnica.