Apresentados onde serão investidos 22 milhões de reais da LDO em 2016

por mon — publicado 17/09/2015 15h25, última modificação 25/04/2016 22h35
A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara de Montenegro, quarta-feira(16), à noite, apresentou à população a proposta de investimentos da Prefeitura no município, no ano que vem. A Audiência Pública da LDO/2016, no plenário do Legislativo, foi conduzida pelo Vereador Gustavo Zanatta (PP), presidente da Comissão, a qual tem Renato Kranz (PMDB) na relatoria.

A Lei de Diretrizes Orçamentárias apresenta em detalhes o planejamento para a Câmara de Vereadores, Fundarte e Prefeitura, especificando uma a uma as ações.  A maior parte dos recursos será aplicada nos setores da Educação, Saúde e Obras.
    Também detalhadas pelo relator as 14 emendas propostas pelos Vereadores. Kranz explicou que a LDO foi composta levando-se em conta somente os recursos do Município, não incluindo um possível ingresso de valores do Estado ou da União.
    De acordo com o projeto, os investimentos propostos para 2016 são de R$ 22.422.000,00. Destes, a LDO do Executivo terá R$ 16.587.000,00 (74,42% do total); a da Câmara de Vereadores, R$ 4.935.000,00 (23,48%). O órgão da Administração Indireta, a Fundarte, terá R$ 900 mil (2,1%). Por Secretarias, a que terá maiores investimentos é a de Obras Públicas: R$ 5.720.000,00.
Manifestações da comunidade
    A maior finalidade da Audiência: ouvir o que a comunidade pensa sobre o projeto. Eliane Torres de Castro, representando os moradores da Rua Capitão Cruz entre a Rua Júlio de Castilhos/Capitão Machado, pediu para que este pequeno trecho seja asfaltado. Justificou com o fato de ele estar esburacado e que a água, depois da última enchente, ficou parada em uma espécie de “bacia” existente na rua, em função do desnível.
    Idalécio Koch de Moraes, representante da EMEI Maria Laurinda Leindecker, disse que gostaria apenas de reforçar algumas reivindicações que o Prefeito já havia incluído no Projeto de Lei. Ratificou a necessidade da construção de um depósito de materiais e a construção de banheiro numa sala de aula da Escola, já que as crianças precisam se deslocar para um banheiro externo, que é de uso coletivo. Ainda solicitou que fosse inclusa a pavimentação da Rua Severo Fabrasil, no trecho entre a Avenida Júlio Renner e a Luiz Hädrich, que segundo ele, foi “totalmente deixada de lado”.
    Representando o Bairro Estação, Ana Paula Roballo fez um desabafo, dizendo que os moradores estão abandonados. De forma elegante, expôs suas queixas e fez três pedidos: a pavimentação da Rua das Artemísias, reestruturação da rede de esgoto e a construção de um centro social.
    A Comissão de Finanças estará reunida na próxima semana para avaliar as Emendas dos Vereadores e as indicações da população.
EMENDAS DOS VEREADORES:
1-    Microdrenagem e pavimentação da Rua Licínio Faustino da Silva – R$ 150.000,00 – Vereador Marcos Gehlen;

2-    Execução de iluminação pública na Estrada Rui Ataíde Pereira de Vargas – Tangará – R$ 20.000,00 – Vereadores Rosemari Almeida, Gustavo Zanatta, Renato Kranz e Márcio Miguel Müller;

3-    Microdrenagem e calçamento das Ruas Maricá, Icaraí e Ibirubá – R$ 205.000,00 – Vereador Ari Müller;

4-    Ampliação da EMEF Manoel Jose da Motta, para implantação de creche – R$ 100.000,00 – Vereador Ari Müller;

5-    Recuperação e reforma da Ponte do Lajeadinho – R$ 12.000,00 - Vereador Ari Müller;

6-    Calçamento da Rua José Pedro Daudt, entre Rua Luiz Hädrich e Carlos Petry – R$ 60.000,00 - Vereador Ari Müller;

7-    Pavimentação e microdrenagem da Rua dos Ministérios – R$ 150.000,00 - Vereadores Márcio Miguel Müller e Renato Kranz;

8-    Pavimentação e microdrenagem da Rua João Correa - R$ 150.000,00 - - Vereadores Márcio Miguel Müller e Renato Kranz;

9-    Execução de microdrenagem e calçamento – R$ 100.000,00 – Vereador Valmir Aírton de Oliveira;

10-    Capeamento asfáltico na Rua Dr. Flores desde a Rua Cel. Álvaro de Moraes até a Rua Fernando Ferrari – R$ 100.000,00 – Vereadores Renato Kranz, Márcio Miguel Müller, Gustavo Zanatta e Rosemari Almeida;

11-    Construção de praça junto à área do Frigorífico Renner – Revitalização do Cais do Porto - R$ 200.000,00 - Vereadores Renato Kranz, Márcio Miguel Müller, Gustavo Zanatta e Rosemari Almeida;

12-    Pavimentação com pedras irregulares e microdrenagem da Estrada Getúlio Vargas na comunidade de Alfama, trecho entre o Salão Cruzeiro do Sul e a Escola Municipal de Ensino Fundamental Dona Clara Camarão – Vereadores Renato Kranz, Márcio Miguel Müller, Gustavo Zanatta e Rosemari Almeida;

13-    Pavimentação com pedras irregulares e microdrenagem no prolongamento da Rua Irú Carneiro, no Bairro Cinco de Maio – R$ 50.000,00 - Vereadores Renato Kranz, Márcio Miguel Müller, Gustavo Zanatta e Rosemari Almeida;

14-    Pavimentação e microdrenagem da Estrada Getúlio Vargas em Campo do Meio, em frente à Escola Campo do Meio, desde a Estrada Fridbert Reinheimer até a entrada da estrada de Lajeadinho - Vereadores Renato Kranz, Márcio Miguel Müller, Gustavo Zanatta e Rosemari Almeida.

registrado em: , ,