Câmara aprova e Prova de Laço, na vaca mecânica, é ser reconhecida como atividade cultural e desportiva, em Montenegro

por adm publicado 19/08/2022 11h04, última modificação 19/08/2022 11h04
Projeto de Lei segue para sanção do prefeito Gustavo Zanatta

A partir de agora as provas de laços nas vacas mecânicas são atividades culturais e desportivas  em Montenegro. O Projeto de Lei, de autoria do vereador Paulo Azeredo (PDT), foi aprovado na noite desta quinta-feira, 18, durante a sessão ordinária realizada no Plenário Edgar de Oliveira.

O texto base, do Projeto da Lei, dá ênfase às realizações de torneios ou rodeios de vaca mecânica, promovidos por entidades tradicionalistas do município, e – também – cita as regras da legislação vigente no que diz respeito à sanidade e bem estar dos animais envolvidos, que deverão ser seguidas pelos participantes.

Prevista nas Leis Federal nº: 13.873/2019 e estadual nº 15.244/2018 a prova de laço em vaca mecânica ainda está incluída nos Patrimônios Cultural Brasileiro e Imaterial do estado do Rio Grande do Sul. Nesta modalidade o peão percorre, com sua montaria, uma distância previamente estabelecida onde tenta laçar a vaca mecânica, constituída de uma armação de ferro revestida de couro, cujo movimento simula a corrida de um animal bovino. O Projeto de Lei, agora, segue para sanção do prefeito Gustavo Zanatta.