Câmara de Vereadores de Montenegro faz indicação de uso do duodécimo em investimentos no município

por adm publicado 30/12/2021 17h40, última modificação 03/01/2022 14h58

A Câmara de vereadores de Montenegro fez a indicação do uso dos valores do duodécimo do Legislativo para áreas da saúde, serviços urbanos, lazer e segurança do município. O montante, devolvido aos cofres do Executivo Municipal neste ano, foi de R$ 1.195.614,22.

O duodécimo representa a verba da Lei Orçamentária anual da qual o Legislativo tem direito e faz uso durante o ano. Ele é calculado de acordo com o valor da receita corrente líquida anual do município. Quando há sobras os valores são retornados ao Executivo. Mas, a Câmara pode fazer a indicação de onde este dinheiro poderá ser utilizado. Foi o que aconteceu neste ano. "Sabemos o quanto este recurso pode e deve ser bem utilizado pela administração da nossa cidade. É um valor considerável e, também por isso, fizemos a devolução com indicações de investimentos", frisou o presidente do Legislativo Juarez Vieira da Silva (PTB).

A Secretaria Municipal da Saúde recebeu R$ 200 mil para a compra de 5000 testes rápidos de detecção da Covid-19. Os testes foram adquiridos com o apoio da Câmara Municipal de Vereadores que destinou parte do duodécimo, para a aquisição destes insumos.

Além da SMS, a Câmara fez mais dois repasses destinados para a reforma do anexo, que fica ao lado do prédio sede do Legislativo, no valor de R$ 192.316,83 e, ainda, R$ 250 mil para a secretaria municipal de Viação e Serviços Urbanos para a aquisição de uma máquina mini escavadeira que vai auxiliar as ações realizadas pela pasta nas atividades de redes pluviais.

O Legislativo também destinou R$ 500 mil, do seu orçamento, para o projeto “Família na Praça”, do Executivo Montenegrino. O montante vai ser investido nas reformas e compras de brinquedos para 28 espaços públicos. “Nós entendemos que, através deste projeto, o município também colabora para que as pessoas se sintam donas dos seus espaços nos bairros da cidade. É uma questão de pertencimento do ambiente onde elas estão inseridas”, destacou o presidente Juarez.

A Câmara também fez um repasse para a Brigada Militar no valor de R$ 30 mil que vai ser usado para a aquisição, pela corporação, de um drone e equipamentos de segurança, que deve auxiliar no combate e prevenção ao crime.