Câmara debate regulamentação da telemedicina em Montenegro

por adm publicado 26/09/2022 11h28, última modificação 26/09/2022 11h28
A ideia é realizar atendimentos como a troca de receitas ou consultas com menor complexidade neste sistema

A Câmara de Vereadores de Montenegro promoveu, na manhã desta segunda-feira, 26, uma reunião para discutir a implantação do projeto de telemedicina no município. O encontro foi proposto pelo vereador Gustavo Oliveira (PP). “Precisamos discutir, sim, a implantação da telemedicina no município. A ideia não é afastar o paciente do médico, mas dar mais celeridade ao atendimento”, ressaltou o parlamentar.

Um dos objetivos, com a telemedicina, é de que alguns atendimentos como, por exemplo, troca de receitas ou consultas com menor complexidade possam ser feitas neste sistema. Por exemplo, o paciente solicita o atendimento online, faz as suas colocações ao médico e este faz o requerimento dos exames. Com estes documentos em mãos, o paciente faz o agendamento do atendimento presencial. “Nós ainda não dispomos desta modalidade. Hoje temos o telessaúde. Mas precisamos discutir, sim, a telemedicina como uma porta de entrada para os pacientes”, frisou o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Streb.

Uma das sugestões, discutidas durante a reunião, foi à criação de um projeto piloto que possa balizar, em primeiro momento, as ações a serem desenvolvidas e como vai ser a aceitação desta modalidade pela população. Também devem ser agendadas visitas às cidades como Esteio e Lajeado, que já contam com a telemedicina, para saber como é realizada a gestão deste projeto.

Telemedicina em Esteio - O município é o primeiro do Rio Grande do Sul a oferecer o Pronto Atendimento Digital 24 horas, sete dias por semana, de forma gratuita. O protocolo de atendimento é bastante simples. O paciente liga para um telefone de 0800 e é atendido pelo técnico auxiliar de regulação médica (TARM) da Central, que faz o direcionamento para o atendimento. A pessoa recebe um link pelo WhatsApp, SMS ou e-mail para seguir com a consulta, através de vídeo, pela internet, através do computador ou smartphone. Caso não tenha acesso à internet, o médico faz o atendimento por telefone mesmo. Antes do final da consulta, o médico comunica ao usuário se ele receberá receituário e atestado, caso necessário, via WhatsApp, SMS ou e-mail.

O que é a telemedicina - É a prestação remota de serviços de saúde através da utilização de recursos tecnológicos e de telecomunicações para a troca de informações nos diferentes níveis de atenção à saúde, entre profissionais de saúde e entre médicos e pacientes.