Câmara presta homenagem às mulheres

por adm publicado 10/03/2023 11h44, última modificação 10/03/2023 11h44
Sessão solene reuniu representantes da OAB, COMDIM, Brigada Militar e da Espetáculo Escola de Arte

“Como mulher, vereadora, eleita por outras tantas mulheres, ressalto com orgulho que há exatos 91 anos, conquistamos o direito do voto. 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira”, ressaltou a legisladora Ana Paula Machado (PTB), ao usar a tribuna para falar, em nome da Câmara de Vereadores de Montenegro, na sessão comemorativa ao Dia Internacional da Mulher.

Todos os anos a Casa presta uma homenagem às mulheres, integrando os eventos da semana da mulher montenegrina, com a realização da sessão solene. Neste, não foi diferente. Leone Bozzetto, que representou a OAB Montenegro, lembrou o sofrimento de mulheres invisíveis à sociedade, mas que lutam todos os dias pela família e por melhores condições de vida, como a dona de casa, a agricultora e a recicladora. “A mulher é guerreira por natureza e profissional por competência. Mulheres façam da vida uma possibilidade de conquistar tudo aquilo que quiseres. Somos fortes para mudar o mudo. E a melhor homenagem para uma mulher é o respeito”, destacou a advogada.

Ainda dentro das homenagens, a vice-presidente do Comdim, Carliane Pinheiro lembrou a criação da rede de enfrentamento à violência contra a mulher no município e a ocupação dos espaços pelas mulheres. “Essa rede de enfrentamento é formada por profissionais da saúde, educação e segurança. Temos várias instituições que apoiam as ações voltadas para mulheres. Mas, precisamos de mais mulheres em todos os espaços públicos e privados, que chamem as nossas pautas. O dia da mulher é um dia de luta por representatividade em todos os espaços.”

Fechando o uso da tribuna, a soldado da Brigada Militar, Daniella Ceratti, destacou o trabalho da Patrulha Maria da Penha em Montenegro. “Percebemos que as mulheres se sentem muito acolhidas pelo nosso trabalho. No Estado são 114 municípios que contam com este serviço de apoio. Hoje acompanhamos cerca de 70 mulheres, na cidade sendo acompanhadas pela patrulha. Sabemos que temos muito a melhorar, não temos muito efetivo para este trabalho, mas procuramos fazer sempre o melhor”, frisou a soldado.

Durante a sessão solene também foi realizada uma apresentação de dança, que encantou quem estava no plenário da Câmara, pela aluna da Espetáculo Escola de Arte, Nicoli Kinn, que estava acompanhada pela professora Débora Primaz. Já no encerramento cada uma das mulheres presentes recebeu, das mãos dos vereadores, uma rosa pela passagem do dia da mulher.