Câmara realiza sessão solene alusiva à Semana Farroupilha no Parque Centenário

por adm publicado 16/09/2022 08h34, última modificação 16/09/2022 08h34
Em Montenegro os homenageados são a empresa Agropecuária Timbaúva e a tradicionalista Maria Ninfa de Moraes

Depois de alguns anos fora do Parque Centenário, à sessão solene alusiva à Semana Farroupilha, realizada pela Câmara de Vereadores de Montenegro, retornou ao Parque Centenário Erny Carlos Heller. No local, estão concentrados os piquetes tradicionalistas do município que desde o dia 13 de setembro, abertura oficial da Semana Farroupilha no município, ocupam o local.

Neste ano o tema escolhido, em âmbito estadual é “Etnias do gaúcho: Rio Grande, terra de muitas terras”. Já os homenageados, em Montenegro, são a empresa Agropecuária Timbaúva e a tradicionalista Maria Ninfa de Moraes, que ajudou a idealizar o CTG Alma Estradeira, onde foi patroa. “É uma honra ser patrona desta semana farroupilha, quando se ressaltam as etnias do Rio Grande do Sul”, destacou Maria Ninfa.

Além da tradicionalista, o prefeito de Montenegro Gustavo Zanatta também fez uso da palavra. “Quero agradecer a todos que, com seu esforço, estão transformando esta semana farroupilha numa grande celebração das tradições”, frisou Zanatta.

Representando a Câmara de Vereadores, Ana Paula Machado (PTB) fez seu discurso enaltecendo a data máxima do gaúcho e a força do povo desta terra. “Hoje damos honra a quem merece honra. Não só aos imigrantes italianos, mas também portugueses, alemães, africanos, poloneses, holandeses e suíços. Que contribuíram para a diversidade cultural da região e refletem  suas matizes nas atrações turístico-culturais do nosso estado e da nossa região”, ressaltou a vereadora.

O encerramento dos festejos farroupilhas acontece no dia 20 de setembro. Na parte da manhã, às 09 horas, acontece o desfile tradicionalista na Rua Ramiro Barcelos. Logo depois vai ser realizado um almoço e shows, a partir das 14 horas, com músicos locais e o Grupo Gaúchos de Fato. O encerramento acontece às 18h30m com show do Capitão Faustino.