Câmara recebe prefeito, Conselho do Idoso e representantes de ILPIs

por adm publicado 30/08/2022 15h20, última modificação 30/08/2022 15h20

Todas as terças-feiras, o prefeito Gustavo Zanatta e os vereadores costumam se reunir para discutir ações, projetos e melhorias para a comunidade. Na manhã de hoje, 30, não foi diferente. Na pauta dos parlamentares e do Executivo estava uma reunião com representantes de instituições de longa permanência para idosos e Conselho Municipal do Idoso. Um dos objetivos foi discutir ações que visam à manutenção destes espaços no município.

As ILPIs são instituições governamentais ou não governamentais, de caráter residencial, destinadas ao domicílio coletivo de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, com ou sem suporte familiar e em condições de liberdade, dignidade e cidadania. Mas, estes lares precisam de verbas para se manter e este foi um dos temas da reunião.

Os representantes das ILPIs solicitaram apoio para destravar, no município, uma lei referente a captação de recursos com empresas, através do imposto de renda. Para isso, elas elaboram projetos que são analisados pelo Conselho Municipal do Idoso e credenciados ou não para receber os valores. Com a atual legislação fica mais difícil esta captação. Daí a preocupação dos gestores dos lares de longa permanência.

O próximo encontro deve acontecer na semana que vem no gabinete do prefeito.  Neste dia também vão participar os vereadores, integrantes do Executivo e PGM. A ideia é que, juntos, encontrem meios legais para que estas instituições façam a captação de recursos e possam manter seus projetos de atenção aos idosos.