Carteira de Identificação do Portador de Fibromialgia é aprovada na Câmara

por adm publicado 25/04/2023 11h18, última modificação 25/04/2023 11h18

A última Sessão Ordinária, realizada no dia 20 de abril, foi marcada pela aprovação do projeto nº51/2023, oriundo do Poder Executivo, que institui no âmbito do Município de Montenegro, a Carteira de Identificação da Pessoa com Fibromialgia (CIPF), destinada a identificar a pessoa diagnosticada com a doença, de modo a facilitar o acesso a serviços e atendimentos priorizados.

A fibromialgia é uma doença reumatológica que afeta a musculatura causando dor. Por ser uma síndrome, essa dor está associada a outros sintomas, como fadiga, alterações do sono, distúrbios intestinais, depressão e ansiedade. Acomete 2% da população mundial e é mais frequente em mulheres.

Débora Ignácio, coordenadora do Grupo SOS Fibromialgia, comemorou a aprovação do projeto e elogiou a sensibilidade dos vereadores para o que classificou como “uma vitória de todos”.

A secretária do Grupo, Eliane da Motta, ressaltou a importância do projeto aprovado por unanimidade: “Estamos na luta há dois anos para a regulamentação dessa lei em nosso município. Foi um grande passo para nós, já que a necessidade de acesso aos serviços de atendimento, geralmente com muita urgência, será muito facilitado com essa carteira de identificação”.

Além desse tema, foram votados na Sessão dois pedidos de informações e dois requerimentos de reunião, todos aprovados por unanimidade.