Criação de banco municipal de materiais ortopédicos é discutida na Câmara

por adm publicado 04/10/2022 16h05, última modificação 04/10/2022 16h05
Recurso das Emendas Impostivas pode ser usado para auxiliar o banco

Está sendo discutida na Câmara de Vereadores de Montenegro a criação de um banco municipal de materiais ortopédicos. Em um encontro, com representantes das secretarias municipais de Saúde e Habitação, Desenvolvimento Social e Cidadania, o vereador Ari Müller (PP) apresentou a ideia da criação e manutenção deste espaço pelo poder público. “Sabemos que muitas pessoas necessitam de apoio com estes tipos de materiais e o município poderia criar um banco para o fornecimento, via empréstimo, por tempo determinado de muletas e cadeiras de rodas”, destacou o parlamentar.

Ele ainda lembrou que em gestões passadas alguns materiais como as cadeiras de rodas, por exemplo, foram adquiridas pelo município. Porém essa informação é desconhecida pelos secretários da Saúde e SMHAD. Tanto que eles buscam por parceiros quando precisam de materiais ortopédicos. “Nós recebemos doações para poder fazer os empréstimos para alguns pacientes. Mas nós não temos”, frisou o secretário Luís Fernando Ferreira. Ele lembrou que foram encontradas 06 cadeiras de rodas, contudo sem condições de uso. “Foi doloroso por que sabemos do quanto às pessoas precisam”. A situação não é diferente na Saúde. Por lá também faltam materiais ortopédicos. “Diariamente os pacientes nos procuram e, infelizmente, não temos”, comentou Rodrigo Streb, responsável pela secretaria municipal da Saúde de Montenegro.

Uma das alternativas, apontadas pelo vereador Ari, é o uso das emendas impositivas para a compra destes materiais ortopédicos. “Vou fazer a indicação, dentro das emendas, para que o Executivo faça a compra. Precisamos olhar com mais atenção para nossa comunidade”, completou o parlamentar.

O banco, quando for criado, deverá contar com materiais ortopédicos como andadores, cadeiras de rodas e de banhos, bengalas, muletas e camas hospitalares, por exemplo. Os materiais vão ser destinados a pacientes que, depois de usarem, terão de devolver nas mesmas condições em que receberam.