Divisas de Montenegro: comissão aborda assunto com integrantes do Executivo de Triunfo

por adm publicado 13/12/2021 14h40, última modificação 13/12/2021 14h40

Uma comissão, formada por vereadores e integrantes do Executivo de Montenegro, foi criada para discutir a situação das divisas do município com as cidades vizinhas de Triunfo e Brochier. Na tarde da última sexta-feira, 10, essa comissão esteve reunida com representantes de Triunfo para, juntos, encontrar uma saída para a situação das fronteiras entre as duas cidades. “Montamos este grupo, seguindo o alinhamento proposto pela Comissão de Divisas do Governo do Estado, para definirmos as nossas fronteiras, de acordo com as linhas históricas e passar a comissão do Estado, na Assembleia Legislativa, o que estamos fazendo aqui”, frisou a diretora de Geoprocessamento da Prefeitura Municipal de Montenegro, Aline Rosa.

Segundo o IBGE, a divisa entre os municípios de Triunfo e Montenegro, desde o último censo, em 2014, não é mais a rodovia ou qualquer outra antiga estrada na localidade de Vendinha. Agora a referência é o Arroio Bom Jardim. Desta forma localidades inteiras que sempre foram consideradas Triunfo passam a ser de Montenegro, como Fazenda Quadros, Vendinha e grande parte de Benfica, Tapera Queimada e Fortaleza.

A principal razão da revisão dos limites entre os municípios de Triunfo e Montenegro deve-se a uma adequação em relação à cultura local e os vínculos que as populações historicamente possuem. Já que os mapas municipais publicados pelo IBGE apontam ser, em Montenegro, áreas que tradicionalmente eram consideradas Triunfo. Da mesma forma, áreas que se tinham dúvidas a qual dos municípios pertencia, por exemplo, na região da Fortaleza, com a revisão dos limites históricos fica para Montenegro.

Ambos os municípios concordam em passar para Triunfo a região chamada de Fazenda Quadros ao sul da rodovia BR-386. Há também a proposta de inclusão no território de Triunfo de uma região que inclui a Vila Fortaleza. “Nós enviamos o projeto ao Executivo de Triunfo, mas eles nos pediram uma revisão de mais 500 metros de área em benefício deles. A comissão da Assembleia Legislativa não vai aceitar porque não há um marco físico neste local”, frisou Aline.

População desassistida

Com o imbróglio a população da Vila Fortaleza, por exemplo, está em dúvida sobre onde procurar atendimento para ter acesso a serviços públicos. Pelos limites históricos a localidade pertence a Montenegro. Hoje estes moradores também não conseguem negociar áreas de terras porque precisam de documentos que comprovem exatamente a quem pertencem: Montenegro ou Triunfo. “Segundo apontamentos do IBGE, as divisas têm 150 anos. No entanto Montenegro tem menos que isso em idade. Ou seja, os tempos não coincidem. Precisamos pensar nestas populações que estão desassistidas”, ressaltou Aline.

A Prefeitura de Montenegro já fez o mapeamento destas áreas e, também, o levantamento das divisas históricas. Mas o ponto divergente é que Triunfo fez uma alteração no projeto, já pronto e acordado pela comissão, de um aumento de 500 metros em uma das divisas. Diferente do que foi feito na Fazendo Quadros. Em algumas propriedades a linha divisória passa dentro das casas dos moradores. A divisa oficial é uma linha reta e Montenegro apontou uma estrada. “Da forma como está não tem como aprovarmos. Trabalhei por mais de 20 anos no interior do nosso município. E sempre ouvi dos moradores sobre os limites históricos. Precisamos respeitar essa divisão”, destacou o vereador Ari Müller (PP) que, junto com os legisladores Juarez Vieira da Silva (PTB), Valdeci de Castro (Republicanos), Paulo Azeredo (PDT) integram a comissão montenegrina. O apontamento, feito pelo vereador Ari, é justamente uma das solicitações dos moradores, a de que sejam respeitados os limites históricos e não os impostos pelo IBGE.

A ideia agora é, com projeto pronto e aprovado por ambos os municípios, que ele seja apresentado à Comissão de Divisas do Governo do Estado.