Educação Infantil: Moradores do Porto Garibaldi intensificam tratativas para ter sala de aula

por adm publicado 10/03/2023 14h52, última modificação 10/03/2023 14h52
Escola Estadual José Garibaldi pode ser uma das alternativas para abrigar este espaço

"Faz 18 anos que esperamos pelo atendimento para a educação infantil na nossa cidade. Precisamos deste serviço para que as mulheres possam trabalhar”, frisou Amanda Torteli, moradora da localidade de Porto Garibaldi, ao participar da reunião que discutiu na manhã desta sexta-feira, a implantação de uma sala de aula para a educação infantil na comunidade.

A luta dela é, também, da associação dos moradores, representada pelo Cleber Goulart. “A Associação está à disposição no que for preciso e necessário para que tenhamos esta sala de aula, que atenda as crianças. Muitas mulheres acabam desistindo de trabalhar fora porque não tem onde deixar os pequenos”, ressaltou Goulart.

A segunda reunião, sobre o assunto, foi proposta pelo vereador Talis Ferreira (PP). “Estamos nesta luta tentando ajudar a comunidade. Sabemos das dificuldades enfrentadas pelas mães, por que não podem trabalhar fora. E vemos um avanço desde o primeiro encontro, na busca por uma solução”, destacou o parlamentar.

Hoje a localidade conta com duas escolas, uma municipal e outra estadual, que oferecem turmas seriadas. Contudo não há o atendimento para crianças com idade entre 0 e 4 anos. Hoje, elas são quase 30. Durante o encontro foi discutida a situação com moradores, integrantes das escolas da comunidade do Porto Garibaldi, do Conselho Municipal de Educação, Sociedade Beneficente Espiritualista e da secretaria municipal de Educação e Cultura, Ciglia da Silveira. “Nós temos uma legislação federal, referente à educação infantil, então pensamos na parceria com o Lar do Menor e perguntamos se teria um local, na comunidade, que pudéssemos fazer as alterações necessárias para ter este espaço”, ressaltou.

Também foi levantada a hipótese de ocupação de uma sala de aula, dentro da Escola Estadual José Garibaldi. Sobre este assunto, a demanda vai ser novamente discutida por que será necessário um acordo entre a prefeitura de Montenegro e o governo do Estado. Contudo, há uma grande possibilidade de se concretizar a abertura de uma sala de educação infantil na localidade de Porto Garibaldi.