EMEF Pedro João Müller recebe homenagem da Câmara de Vereadores de Montenegro

por adm publicado 24/03/2023 10h52, última modificação 24/03/2023 10h52
O educandário atende 276 alunos, do Jardim ao 9º ano do ensino fundamental, que vem de localidades próximas à Costa da Serra

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro João Müller completa, em 2023, 70 anos de atividades atendendo estudantes de mais de 10 localidades do interior de Montenegro estando fixada na Costa da Serra. Para comemorar a data, a Câmara de Vereadores de Montenegro, através do gabinete do vereador Sergio Souza (PSB) realizou uma sessão solene alusiva ao aniversário da instituição que aconteceu no fim da tarde de ontem, 23. “Quero parabenizar o quadro de professores, pela condução das atividades nesta, que é uma escola de muita relevância para a comunidade”, ressaltou o vereador, ao fazer o uso da tribuna.

As atividades da “Pedro João”, como é carinhosamente chamada por educadores, estudantes e comunidade, iniciaram em março de 1953, com o nome de Escola Rural Isolada da Costa da Serra, sob manutenção do governo do Rio Grande do Sul. Ou seja, ela começou sendo uma escola estadual e só na década de 1990 passou a ser parte das instituições de ensino do município de Montenegro. “É muito bom ver escolas sendo homenageadas, porque elas são marcos importante da vida de todas as pessoas. A escola é um lugar de acolhimento, não só para a educação, mas está na vida das pessoas. A gente sempre vai lembrar da escola onde estudamos e das pessoas que nos ajudaram neste processo. Na educação não tem um papel mais ou menos nobre. Todos contribuem para o melhor na vida de um aluno”, destacou a secretária municipal de Educação e Cultura, Ciglia da Silveira.

Atendendo 276 alunos, do Jardim ao 9º ano do ensino fundamental, que vem das localidades de Muda Boi, Fortaleza, Serra Velha, Vapor Velho, Bom Jardim, Itacolomi, Passo da Serra, Linha Catarina, Pinheiros, Sobrado e estudantes da comunidade da Costa da Serra. “Precisamos destas parcerias, Legislativo, Executivo e comunidade para que a escola avance. Nosso educandário está trabalhando há muitos anos no protagonismo dos alunos visando, também, o meio ambiente e o pertencimento das comunidades de onde nossos alunos vêm. Muitas atividades, desenvolvidas no educandário, vêm recebendo muitos destaques no Estado e isso muito nos orgulha”, frisou a diretora da escola Janice Becker, durante a solenidade.

Durante o evento também foram apresentados vídeos institucionais da escola e a declamação de uma poesia feita pelo adolescente Arthur Koch. Representando os ex-alunos da instituição, o médico Marcos Müller, que também é neto do patrono João Pedro Müller, destacou a importância na sua formação dos educadores na sua vida quando a instituição ainda era Escola Rural Isolada. “Muito obrigado, vereador Sérgio pela homenagem. Fica aqui, também, o meu agradecimento aos professores que transformaram esta escola no que é hoje. Meu avô sempre foi muito ligado à educação, à cultura e sempre muito entrosado na comunidade. Agradeço a todos pela homenagem, inclusive ao prefeito, pelo investimento que será feito na escola. A nossa família agradece a homenagem”, comentou Marcos Müller.