EMEI, no Centenário, já tem nome: Professora Áurea Marize dos Santos Noval

por adm publicado 03/03/2023 08h45, última modificação 03/03/2023 11h03
Votação do projeto foi acompanhada pela filha, a também professora, Jeanice Noval e a mãe de Áurea, dona Maria
Agora é oficial. O nome da professora Áurea Marize dos Santos Noval vai ficar eternizado na fachada da Escola Municipal de Ensino Infantil, localizada no bairro Centenário. O Projeto de Lei foi votado e aprovado por unanimidade na noite desta quinta-feira, 02 de março. “Esta é uma bela homenagem que esta Casa está fazendo à dona Áurea”, destacou o vereador Talis Ferreira (PP), autor da proposição do PL, que foi assinado pelos demais parlamentares.
O nome da professora Áurea já vinha sendo apontado, na Legislatura passada, como o escolhido para o educandário. A matéria era discutida pelos vereadores Talis Ferreira, Josi Paz, Rosi Almeida e Joel Kerber. Na época o projeto não foi adiante porque as obras na escola estavam paralisadas. Com a retomada das atividades, o projeto foi reaberto nesta legislatura. “Os vereadores fizeram o projeto na época, passou pela CGP, mas ficou parado. Nesta semana, quando retomamos, recebemos milhares de comentários positivos nas nossas redes sociais e nas ruas pela homenagem”, frisou o vereador, ao usar a tribuna. “Estamos cumprindo o combinado. O projeto foi votado”.
A professora, que era natural de Porto Alegre, fixou residência em Montenegro em 1941. Ela ainda atuou como Diretora de Cultura e Desporto do Município por 12 anos nas gestões dos Prefeitos Ivan Jacob Zimmer e Erni Carlos Heller, cargo este que deixava ela realizada, pois trouxe à nossa comunidade diversos eventos culturais, esportivos e educativos. “Uma merecida homenagem que esta Câmara de Vereadores faz a esta professora”, ressaltou Talis.
Em meados de 2011, Áurea recebeu o Título de Cidadã Montenegrina, em reconhecimento ao seu trabalho na área da educação e cultura desde que fez de Montenegro a sua cidade. Professora Áurea era integrante do grupo Amigas do Peito. Onde dividia suas experiências, lutas e conquistas com outras mulheres. Ela faleceu no dia 02 de agosto de 2019.
A votação do projeto foi acompanhada pela filha, a também professora, Jeanice Noval e a mãe de Áurea, dona Maria, de 102 anos, que também foi homenageada com o “parabéns a você” pelos vereadores e o público que estava presente no Plenário do Legislativo.