Escola Sesi de Ensino Médio recebe nome de Heitor Müller

por adm publicado 16/09/2021 15h25, última modificação 16/09/2021 15h25
Industriário foi presidente da Fiergs e atuou fortemente para trazer a escola de ensino médio para Montenegro

A partir de agora a Escola Sesi de Ensino Médio vai ser chamada pelo nome do industrial e ex-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul Heitor José Müller. A homenagem póstuma foi realizada na tarde desta quarta-feira, 15, com a presença do presidente da Fiergs, Gilberto Petry, do prefeito de Montenegro Gustavo Zanatta (PTB), do presidente da Câmara de Vereadores do município Juarez Vieira da Silva (PTB) e da família de Müller. A solenidade, que também teve o descerramento da placa, foi restrita a convidados, em virtude dos protocolos sanitários impostos pela pandemia da Covid-19.

Para o presidente da Fiergs Gilberto Petry, a homenagem é justa já que Heitor sempre prezava por projetos voltados à educação e a qualificação dos trabalhadores. “Esse trabalho que fazemos em prol da nossa sociedade e do desenvolvimento do nosso país é o que engrandece o nosso sistema. Heitor é o primeiro ex-presidente da Federação a ser homenageado com nome em uma de nossas escolas. Pessoas como ele, precisam ser homenageados em reconhecimento ao tanto que se dedicaram a educação”, destacou.

Ao usar a palavra o presidente do Conselho Consultivo do Sesi Montenegro Fredi Cauduro destacou que todo o esforço precisa ser reconhecido. “Estou muito feliz em poder falar que esta é uma grande e justa homenagem. Heitor nunca esqueceu de onde era. Onde Montenegro ficava na história dele. Por mais alto que fossem seus voos ele nunca esqueceu suas origens. Todo o esforço é recompensado e esta é uma homenagem merecida”, frisou o empresário.

Em nome da família, o filho mais velho Gilberto Müller, agradeceu a homenagem salientando uma fala do pai quando aconteceu a inauguração da escola em 2017. “Meu pai disse: sem educação, com E maiúsculo, não há como evoluir.” Esta escola representa o otimismo de meu pai, que acreditava na importância da educação como base de fortalecimento da sociedade. “Só assim poderia se ter um país mais rico e justo”, comentou.

Durante os seis anos que Heitor Müller presidiu a Fiergs no Estado ele manteve os investimentos em educação, tornando as escolas referências nacionais em ensino. Para ele as escolas do Sesi tinham que ter um formato diferente. Capaz de qualificar as pessoas com foco no crescimento pessoal. “Nossa mais profunda gratidão por tão significativa e importante homenagem ao nosso querido Heitor”, finalizou Gilberto Müller.

O descerramento da placa foi feito pelo presidente da Fiergs Gilberto Petry acompanhado pela esposa de Heitor, Nilsa Müller, os filhos e netos do empresário que faleceu no dia 08 de junho deste ano.