Esgoto no Residencial Cinco de Maio: problema será levado à Promotoria

por adm publicado 19/09/2023 14h54, última modificação 19/09/2023 14h54

Situação tida como “bem delicada” vem ocorrendo no Condomínio Residencial Cinco de Maio, por causa de esgoto que corre a céu aberto em partes do conjunto habitacional. Visando a busca de uma saída, o gabinete do vereador Talis Ferreira, a pedido dos moradores, promoveu reunião na Câmara com pessoas do Condomínio e integrantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Cidadania e Habitação, como a Secretária Josi Paz, a Diretora do Departamento de Habitação, Mainara Kuhn, e o Secretário Daniel de Oliveira, da SMGEP.

“A cada dia vai ficando pior, os moradores estão bastante preocupados”, enfatiza Ferreira. O morador Diego Vieira, que juntamente com Priscila da Silva esteve presente, fez um histórico do problema. Denunciou que o esgoto está entupido e a caixa coletora está cheia, não dá mais vazão, já são dez anos recebendo dejetos. Declarou ter sido gerado o problema devido ao caimento da rede de esgoto de uma sede recreativa ao lado do Condomínio, algo que se reflete também na área do cemitério, situada nas proximidades. “Este cano está entupido”, frisa.

Observa que a caixa coletora está cheia, pelo fato de que o Condomínio já tem dez anos de existência. Na visão do morador, existe todo um conflito com relação a qual órgão é responsável pela limpeza. Enquanto o impasse não se resolve, ele reclama que o esgoto continua a céu aberto e nos apartamentos térreos, os dejetos voltam ou saem pelo ralo do chuveiro, ao invés de escoar, quando se dá descarga no banheiro.

A situação piora em dias de chuva. Gera mau cheiro, proliferação de bichos. Nos apartamentos dos fundos, moradores não conseguem nem abrir a janela, devido ao odor. “Almoçar, com aquele cheiro, é insuportável. Tem gente que está deixando os apartamentos, porque não consegue mais permanecer em seu interior, não sendo possível até mesmo dar uma descarga no banheiro”.

Mainara Kuhn garantiu que irá verificar a situação, na Caixa Federal. Diego lembra que já foi a vários setores, em busca de ajuda. Na avaliação do vereador Talis, a prefeitura não tem culpa quanto ao problema, trata-se de uma questão particular, que envolve os condôminos e a Caixa. “A única ação que vejo como possível seria o ingresso de uma Ação na Promotoria. Vamos tentar um encontro nos próximos dias com o Ministério Público, para mostrarmos o problema”. Talis informou que os representantes dos moradores serão avisados, para que estejam na audiência.