Expansão do Proerd é Discutida na Câmara

por adm publicado 26/02/2024 16h15, última modificação 26/02/2024 16h15
Na manhã desta segunda-feira, dia 26, o vereador Talis Ferreira (PP), conduziu uma reunião na Câmara Municipal de Montenegro, que contou com a presença de autoridades locais e representantes de instituições.
Entre os participantes estavam a Capitã Fernanda Raquel Matte e o Sargento Alexsander Alves da Brigada Militar (BM), a psicóloga Melissa de Araújo, a secretária Ciglia da Silveira da Secretaria Municipal de Educação (SMED), a secretária Daniela Boos da Secretaria Municipal de Desporto, Cultura e Turismo (SMDECT) e o assessor especial Tiago Vieira Casado da Secretaria Municipal de Gestão e Planejamento (SMGEP).
O vereador iniciou o diálogo ressaltando a importância do PROERD na comunidade, destacando sua eficácia na prevenção ao uso de drogas e violência, e enfatizando a necessidade de incentivos para sua expansão. A Capitã e o Sargento corroboraram, mencionando os resultados positivos do programa e a necessidade de recursos para atender a crescente demanda. A BM informou que o PROERD já alcançou 1,5 milhão de alunos no estado e propõe expandir o programa em Montenegro, visando atingir de 800 a 1.000 alunos por ano em escolas municipais.
A proposta apresentada é semelhante à adotada na cidade de Triunfo, vizinha à Montenegro, visando instituir o PROERD como política pública, com foco na prevenção ao uso de drogas, promoção da cidadania e cultura da paz. O programa seria executado pela BM em parceria com o Poder Executivo Municipal, com instrutores policiais militares capacitados. As diretrizes incluem aulas de cidadania, prevenção à violência e ao uso de drogas, além de orientação sobre resistência às drogas.
Em contrapartida, o Poder Executivo seria responsável por adquirir materiais e recursos necessários para o programa, com um limite orçamentário anual de em torno de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais). A SMED seria encarregada das celebrações do convênio. Tiago Vieira Casado ressaltou a importância de programas que protegem a infância.
Este encontro marca um passo significativo na promoção da segurança e bem-estar da comunidade, evidenciando o compromisso conjunto das autoridades e da sociedade civil na luta contra o uso de drogas e violência. O projeto de lei proposto visa garantir recursos e apoio necessários para a continuidade e expansão do PROERD em Montenegro.