Feira do Livro de Montenegro e do Vale do Caí deve movimentar a cidade nos próximos dias

por adm publicado 05/10/2022 09h28, última modificação 05/10/2022 09h28
Até domingo, 09, diversas atrações vão ser realizadas nas Praças Rui Barbosa e Timbauva além do encerramento na Estação da Cultura

Está aberta, oficialmente, a 20ª Feria do Livro de Montenegro e 15ª Feira do Livro do Vale do Caí. A solenidade de abertura aconteceu na Praça Rui Barbosa, definida como o “Palco Sagrado da Literatura”, pelo ex-patrono da feira, Mateus Araújo. “Não tenho muita experiência em ser patrono, em falar para um grande público como o de hoje, ainda mais neste local que tantas feiras já acolheu. É um momento incrível bater a sineta encerrando um ciclo”, ressaltou Araújo que convidou a esposa, Cristiane, para ajudar na tarefa representando os profissionais da saúde. A homenagem se deve ao fato de que parte da programação da feira foi feita em formato híbrido por conta das restrições da pandemia onde enfermeiros, com a mulher dele, atuaram incansavelmente.

Neste ano a feira também tem as escritoras Isaura de Mattos e Adriana Bandeira como homenageadas. Ambas receberam um troféu, representando a feira do livro, criado pelo artesão montenegrino Marcus Dutra. Adriana desejou que a comunidade tivesse mais poesia e literatura que não apenas em dias de feira. Já Isaura lembrou que quando um escritor escreve um livro ele se conecta ao leitor para que ambos embarquem juntos na viagem que é a literatura.

“A leitura é um bálsamo que acalma a alma”

Ao iniciar sua fala, logo depois das homenageadas a patrona da feira do livro, Simone Dörr ressaltou a importância do incentivo que estas feiras dão aos leitores uma vez que a leitura pode acalmar a alma e, também, do convite feito a ela. “Quando me chamaram para a reunião já fui feliz achando que estaria na organização do evento. Claro, chorei quando me disseram que eu seria a patrona. Não há felicidade maior do que ser reconhecida pelo trabalho que fazemos”, destacou.

Desde 2006 Simone e um grupo de colegas trabalhavam para que a feira ocupasse o principal espaço da cidade, a Praça Rui Barbosa. Ao bater a sineta, oficializando a abertura da feira, bastante emocionada Simone lembrou que este era um legado, uma semente que foi construída durante muito tempo. “É como se tivesse ganhado um papel de mãe. Contar histórias é um sentimento muito maior do que imaginamos. Hoje estamos contando uma história”, frisou a patrona.

Organização do evento programa atividades até domingo, 09

Até o dia 09 de outubro a Praça Rui Barbosa vai receber diversas atrações. De acordo com Magda Azeredo, gerente da unidade do Sesc de Montenegro, as atrações são para todos os públicos. “Esperamos que todos possam vir até aqui e aproveitar este evento que tanto nos orgulha em organizar”.

Durante a feira serão lançados doze novos livros, incluindo um romance. A feira do livro é uma promoção da Prefeitura de Montenegro e do Sesc tendo o apoio da Fundarte e da Unisc além de escritores e livreiros.

O encerramento acontece domingo, 09, às 18 horas, na Estação da Cultura. A programação completa da feira está na página do Facebook da Prefeitura de Montenegro e, também, no site do executivo municipal.