Frente Parlamentar da Saúde realiza primeira reunião

por adm publicado 15/10/2021 09h18, última modificação 15/10/2021 09h18
Na pauta, a situação financeira e de atendimento do Hospital Montenegro

A Câmara de Vereadores realizou a primeira reunião deste ano da Frente Parlamentar da Saúde. Composta pelos vereadores Paulo Azeredo (PDT), Camila de Oliveira (Republicanos) e Ana Paula Machado (PTB), a comissão discutiu, neste encontro que contou com representações do Hospital Montenegro e Sindicato da Saúde, a situação do HM frente ao projeto do Governo do Estado “Assistir”.

O Programa de Incentivos Hospitalares - ASSISTIR tem como objetivo qualificar a atenção secundária e terciária em saúde nos hospitais contratualizados para prestação de serviços no Sistema Único de Saúde – SUS. Além disso, estabelece a Unidade de Incentivo Hospitalar - UIH de que trata o financiamento do Programa de Incentivos Hospitalares - ASSISTIR.

No entanto o projeto vai afetar negativamente o Hospital Montenegro. Isso por que vai retirar, da casa de saúde, cerca de 80% do orçamento mensal. A partir da reunião foram discutidas possíveis ações a serem realizadas junto a Secretaria Estadual da Saúde para que os atendimentos feitos no HM não sejam inviabilizados por falta de recursos.

Um dos pontos abordados foi um questionamento do governo do Estado em relação às metas atingidas pelo HM. Contudo, não foram apresentadas pelo executivo gaúcho quais metas são essas e possíveis ações para modificar esta situação.

Saiba mais - Frentes Parlamentares são associações de vereadores, de caráter suprapartidário, destinadas as promover, em conjunto com representantes da sociedade civil e de órgãos públicos afins, a discussão e o aprimoramento da legislação e de políticas públicas para os municípios, estados ou país, referentes a um determinado setor.