Internet no Campo: Mapa da área de atuação das operadoras, em Montenegro, é discutido na Câmara

por adm publicado 04/07/2022 14h12, última modificação 04/07/2022 14h12
Programa de Internet Rural pode ser instituído em Montenegro

A internet tem se tornado imprescindível não só na busca por informação como também no desenvolvimento das atividades laborais. E no campo não é diferente. Os agricultores têm buscado por opções com qualidade de velocidade e também estabilidade. Em Montenegro a falta de um sinal que tenha qualidade e estabilidade vem gerando reclamações de quem reside na área rural do município. “A internet, hoje, não é um luxo. É uma necessidade e precisamos melhorar esta questão no interior”, ressaltou o vereador Gustavo.

Pensando em discutir este assunto, o vereador Gustavo Oliveira (PP) propôs uma reunião na Câmara de Vereadores com membros do executivo, parlamentares, empresas que exploram a internet no município, representante da Fetag-RS e moradores da localidade de Fortaleza, onde o sinal de telefonia móvel e internet é precário. “No ano passado tivemos reunião com o prefeito e ele nos disse que daria ajuda para que o sinal chegasse até nossas casas. Hoje estamos a 1km e meio de distância da rede principal. Somos seis moradores nesta parte e tem mais moradores, que residem mais para frente que integram a Certaja. Todos nós queremos. Nós precisamos de internet”, destacou Elisandra Kell, citando que ficaram uma semana sem sinal e em caso de acidente não teriam como chamar socorro.

Esta situação também afeta os estudantes e os agricultores que precisam da internet para fazer a venda da produção de citros, por exemplo. “Tudo é feito pela internet. O caderno de campo nos dá um ganho a mais, mas se ele não foi enviado a Bio, nós não ganhamos. Não é um luxo é um direito que temos”, frisou Elisandra.

De acordo com Vilmar Borgmann, da Zetanet, única empresa entre as convidadas que compareceu, existia na Fortaleza a necessidade de mais postes ao longo da estrada para disponibilizar a internet. E este material seria fornecido pela administração. Para fazer a compra destes postes, teria de ter um projeto de lei na Câmara para aquisição.

Projeto de Lei – O secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Ernesto Kasper, apresentou uma minuta de um projeto de lei que está sendo desenvolvido em Ibirubá e que pode ser implantado em Montenegro, observando as leis e os regramentos jurídicos.

A lei, que cria o Programa de Internet Rural, diz que para ter acesso ao projeto o agricultor precisa comprovar que reside em localidades do interior do município, através de apresentação de bloco de produtor rural, recibo de energia elétrica, telefone ou outro equivalente que comprove a residência. Além disso, também cita o ressarcimento de despesas realizadas com investimentos em internet banda larga (fibra óptica, internet via rádio ou via satélite, etc) para acesso à rede mundial de computadores.

Um dos próximos passos agora, de acordo com Ernesto, é saber como a prefeitura de Ibirubá está realizando todo este processo para que se possa utilizar em Montenegro.