Invasão de área de APP preocupa moradores na Plínio Daudt de Azevedo

por adm publicado 14/12/2022 16h06, última modificação 14/12/2022 16h06
Cerca continua no local mesmo depois de notificação da SMMA

Moradores da Rua Plínio Daudt de Azevedo, no bairro Santo Antônio, procuraram a Câmara de Vereadores com uma reclamação. Nas mãos, eles carregavam fotos de uma área verde que foi invadida por moradores. Atendidos pelo vereador e presidente da Casa Legislativa, Talis Ferreira (PP), que realizou uma reunião com os moradores, e integrantes das secretarias de Meio Ambiente e Gestão e Planejamento.  “Um belo dia fecharam esse terreno, que a gente sabe que é área de preservação e o que ouvimos foi: escolhe um terreno pra ti também e pega”, comentou um dos moradores, presentes na reunião. “Quando eles me procuraram, me chamou a atenção ser uma área de preservação permanente, que não poderia ter pessoas morando neste espaço. E queremos, sim, achar uma saída para a situação. Afinal, este espaço é público e como APP precisa ser conservado”, destacou o vereador Talis Ferreira.

A secretaria municipal de Meio Ambiente já havia sido comunicada pelos moradores. A pasta notificou a pessoa que fez o cercamento do terreno. Contudo ela não retirou a cerca de isolamento do pedaço de terra, que de frente, segundo os moradores, tem cerca de 12 metros. “Nós vamos lá de novo. Se o Meio Ambiente esteve lá notificando e eles não acataram a decisão, agora vamos para que eles retirem o cercamento”, frisou Silvio Kael, gerente de Contratos e Convênios da Prefeitura.

Pouco antes de a área ser cercada os moradores faziam a limpeza e manutenção para evitar bichos peçonhentos e ratazanas no local. Com o fechamento da APP eles não têm mais acesso. “Vamos resolver esta questão da invasão que foi feita e trabalhar para criar, com o apoio do Meio Ambiente, neste espaço um local que possa ser de uso comum dos moradores. Mas, temos que ver a legalidade de uma praça, por exemplo, e por que ainda está cercado”, ressaltou Rafael Cruz, secretário de Gestão e Planejamento.