Kits de uniformes para alunos da rede municipal de ensino geram debate na Câmara

por adm publicado 03/11/2022 12h20, última modificação 03/11/2022 14h28
Um dos pontos discutidos foi a identificação visual destes uniformes. Com uniforme padrão todos os estudantes usarão as cores do município, vermelho e azul.

A compra e a forma de distribuição dos kits de uniformes escolares, para os alunos da rede municipal de ensino, foram tema de uma reunião na Câmara de Vereadores. O encontro, que foi proposto pelo gabinete do vereador Paulo Azeredo (PDT), reuniu diretores e representantes de pais de alunos das escolas municipais, além de integrantes do Executivo e do SINPEDU. “Queremos discutir, com a administração, se há a possibilidade de manter as cores de identificação de cada escola. Sempre foi assim, uniformes que identificavam os educandários. E queremos ver isso nesta reunião ou, ao menos, a inclusão do nome da escola”, ressaltou o parlamentar.

Um dos pontos discutidos foi a identificação visual destes uniformes. Hoje cada escola tem uma cor. Com a adoção do uniforme padrão, todos os estudantes usarão as cores do município, vermelho e azul. A compra de 15 mil peças, feita pelo município, vai ser realizada com recursos livres e do salário educação. “Precisamos deixar bem claro que estes novos uniformes, assim como os antigos, não são de uso obrigatório, mas precisamos inserir esta cultura entre os nossos alunos”, destacou Riviane Bühler, da SMEC, lembrando ainda, que os pais poderão optar se querem ou não que os filhos utilizem estas roupas para irem à escola. “É uma construção que precisamos fazer”, frisou.

Durante a reunião foi abordada ainda a situação das escolas no que tange a infraestrutura. Muitas delas não tiveram reformas nos últimos anos por falta de recursos. Rafael Cruz, secretário de Gestão e Planejamento, salientou que a compra dos uniformes não vai impactar os recursos financeiros que já estão destinados para estas reformas. “Nossa ideia é trabalhar, paralelamente, ambas as situações. Tanto a compra dos uniformes quanto as melhorias nas escolas. No entanto, são processos demorados porque dependem de licitação. Mas vamos fazer”, ressaltou.

Esta era uma das maiores preocupações dos representantes de Círculos de Pais e Mestres e, também, dos diretores das escolas. Se há recurso financeiro para as duas coisas ou se uma delas, neste caso, a recuperação da infraestrutura escolar, vai ser impactada negativamente. “Para mim ficou bem claro como o município vai proceder. Acredito que os uniformes vão ser distribuídos apenas ano que vem, mas que isso não vai afetar as melhorias que precisamos nas nossas escolas”, comentou Francisco Ramazzini, presidente do CPM da EMEF Dr. Walter Belian.

O processo de compra dos uniformes está tramitando há 90 dias no Executivo e deve ser concluído nos próximos dias. Uma das sugestões, levadas aos representantes da administração presentes na reunião, é a inclusão do nome do educandário nos uniformes já que todas as peças de vestuário terão as mesmas cores, independente da escola. A questão vai ser vista e, caso não possa ser realizada ainda para esta primeira aquisição, vai ser levada em conta para os próximos anos.