Kranz exige providências quanto ao barulho excessivo dos carros de som

por mon — publicado 30/07/2013 15h55, última modificação 27/04/2016 14h50
Providências para coibir excessos na sonorização de estabelecimentos comerciais como lojas, bares e restaurantes, casas de espetáculos e principalmente carros de som que circulam pela cidade, em especial nos fins de semana. Objetivo de reunião na Câmara esta semana, proposta pelo Vereador Renato Kranz (PMDB).

Também presentes os Vereadores Rosemari Almeida (Presidenta da Câmara), Carlos Einar de Mello (PP)- “Naná” e Marcos Gehlen (PT) – Tuco, o Secretário de Meio Ambiente Carlos Barreto e o Diretor de Meio Ambiente Magnus Engel.
Segundo o Vereador, a questão não vem de agora, é antiga. “Temos recebido muitas reclamações principalmente quanto à sonorização de rua. Existe horário, mas na grande maioria das vezes não é cumprido, assim como o volume em decibeis. A fiscalização do Meio Ambiente precisa ser também permanente”.
Kranz alega que não se quer proibir os carros de som de divulgarem seus produtos, as lojas e salões de bailes de anunciar suas promoções e as casas noturnas de realizar seus espetáculos. “O que queremos é que a lei ambiental no que diz respeito à sonorização seja cumprida, garantindo o direito daqueles que desejam descansar”.
Conforme Renato, muitos veículos de fora de Montenegro circulam pela cidade, principalmente a partir de sexta-feira à tarde, com som em volume muito alto divulgando eventos da região, além de caminhões comercializando produtos de toda natureza. Há sonorização anunciando lojas, festas, bailes, venda de gás. São carros e motos de som, mas principalmente carros. “No último sábado pela manhã, no centro, era uma loucura, insuportável. Acho que aproveitam que não tem fiscalização. Vinha um carro atrás do outro, anunciando baile, loja, um festival. Parecia que estávamos em um local onde tudo era permitido”.
Em sua opinião, além do barulho, configura-se em competição desleal com os comerciantes montenegrinos que pagam seus impostos. “A maioria dos proprietários respeitam a lei e os limites no que diz respeito ao isolamento acústico, horários e o volume. Por respeito a estes que os excessos precisam ser coibidos”.
Ao final, manifestado o compromisso da Secretaria de Meio Ambiente em intensificar a fiscalização, orientando e se for o caso, punindo aos que não respeitarem a lei. E dependendo da gravidade e da reincidência, poderá cassar o alvará de funcionamento do estabelecimento. O Secretário Barreto afirmou que nos próximos dias irá se reunir com os proprietários de veículos de sonorização com cadastramento no Município. O objetivo é novamente orientá-los quanto à necessidade do cumprimento da lei. Kranz se declarou satisfeito com os encaminhamentos, mas continuará alerta para que sejam realmente colocados em prática.

registrado em: