Kranz promulga a Lei que institui o Dia da Literatura Montenegrina

por mon — publicado 17/03/2014 13h50, última modificação 27/04/2016 14h48
Na manhã de segunda-feira (17), o presidente da Câmara, Vereador Renato Kranz (PMDB) promulgou a lei nº 5.898, de 14 de março de 2014, que institui o Dia da Literatura Montenegrina.

O ato foi realizado na sala da presidência, contando com a participação dos escritores Gelson Weschenfelder, Djacyr Vieira Alves e José Francisco Vieira da Silva. A ação foi necessária porque o Prefeito Paulo Azeredo (PDT) silenciou, deixando transcorrer o prazo para transformar o projeto em lei.
    O Dia da Literatura Montenegrina será realizado anualmente no dia 30 de julho. Kranz declarou que a data deve ser incluída no Calendário Oficial de Eventos do Município, esperando que o Executivo a faça de imediato.
    Explica que foi uma sugestão dos escritores montenegrinos e busca incentivar o hábito da leitura, proporcionar o conhecimento e a valorização de escritores e da literatura montenegrina, sobretudo no âmbito escolar. “Estou feliz em poder promulgar um projeto voltado ao fomento de atuais e futuros leitores e escritores”, acrescenta.
    O dia 30 de julho foi escolhido em homenagem à Filomena de Oliveira Brandão (Dona Loló), professora, escritora e teatróloga nascida nesta data, em 1864 e autora de dois livros, primeira escritora montenegrina.

registrado em: