Loteamento Lindomar: Moradores, agora, esperam pela RGE para ter melhorias na rede de energia elétrica nas casas nas casas

por adm publicado 06/03/2023 15h58, última modificação 06/03/2023 15h58
Em parte das residências, na Rua Pinheiros, a luz que chega ainda é fraca

Depois de anos de espera, finalmente os moradores do loteamento Lindomar conseguiram, através da prefeitura, realizar a regularização fundiária da rua 1, agora Rua dos Pinheiros, próximo a Estrada Antônio Inácio de Oliveira Filho. Agora eles estão correndo atrás da regularização da energia elétrica. “Com muitas idas e vindas e lutas, conseguimos as matrículas. Mas, precisamos da luz porque a que temos hoje é muito fraca. Se eu ligar o chuveiro da minha casa, não posso ligar o micro-ondas. Tenho que cuidar sempre”, explica Jeane Dias, moradora do local.

Na busca por auxiliar estes moradores, o vereador e presidente da Câmara, Felipe Kinn da Silva (MDB), solicitou e, depois de aceito pelos demais parlamentares, a Casa Legislativa agendou uma reunião com moradores do Loteamento Lindomar, representantes do Executivo e da RGE, para, juntos, encontrar uma solução para a falta de energia elétrica naquela rua. “Nós sabemos que essa luta não é de hoje e acompanhamos os moradores nesta questão. Por isso pedimos esta reunião para encontrar uma saída que traga melhorias para estas pessoas. Todo mundo paga seus impostos e tem direito de ter acesso à água e luz, por exemplo. Eles já têm a documentação da regularização fundiária, mas precisam resolver esta questão da energia,”, frisou Kinn.

A mesma situação da Jeane é vivida por Jonathan Tafarel Carpes. Há oito anos ele comprou um terreno no loteamento, mas mora no local há quatro. “Agora que conseguimos a regularização fundiária com apoio do Legislativo e Executivo. Estamos tendo mais acesso para cobrar e ter suporte nos nossos pedidos”, afirmou Tafarel. Ele explicou que algumas residências estão tendo iluminação dividida, ou seja, duas casas no mesmo contador. Algumas estão tendo acesso porque moradores da rua vizinha, auxiliam.

Todos os moradores têm energia. Contudo, são poucos os que têm o medidor individual. Hoje a rua tem mais de 40 famílias, mas não tem tudo isso em medidor. É em busca desta individualização de medidor, tornando a energia elétrica mais forte, que os moradores estão tentando acesso. “Não conheço a rua, contudo como estão me relatando, o risco de incêndio é muito grande. Por isso sempre falamos que tem que ter medidor individualizado. Como os moradores têm a regularização com matrícula individualizada, eles podem pedir extensão de rede e vai ser avaliada se terá ou não custos. Com essa solicitação também vamos ver onde este poste vai ser colocado”, destacou Juliana Damian, representante da RGE.

Como houve uma mudança, feita pela Aneel, sobre as solicitações de ligações de energia elétrica, Juliana se comprometeu em analisar a situação e dar um retorno aos moradores, através do vereador Felipe Kinn. Um dos protocolos de solicitação, feita por um dos moradores, vai ser usada como um exemplo e, a partir dele, serão analisados os demais pedidos.