Moderação de tráfego: Câmara discute sinalização e medidas na redução de velocidade dos veículos

por adm publicado 22/06/2022 11h01, última modificação 22/06/2022 11h01

Quebra-molas, lombadas eletrônicas ou travessias elevadas. Todas elas auxiliam na redução de velocidade dos veículos em ruas e avenidas, além disso, previnem acidentes de trânsito. Mas todas estas medidas nem sempre são respeitadas pelos motoristas. Esta situação gerou inúmeras reivindicações que chegaram à Câmara de Vereadores.

O assunto foi discutido em uma reunião aprovada pela Casa e realizada através do gabinete da vereadora Camila de Oliveira (Republicanos). “Muitas pessoas pedem para nós que haja a colocação de quebra-molas, redutores de velocidade, iluminação nas pistas. No entanto, precisamos saber se é possível fazer”, destacou.

Um dos locais, apontados durante o encontro que contou com a participação do secretário de Obras Públicas, Edson Machado, e o diretor de Transporte e Trânsito, Paulo Tempas Júnior, é a rua Santos Dumont, na descida em direção à Capitão Porfírio. Neste ponto a prefeitura revitalizou a faixa de segurança, mas os motoristas que trafegam por ali não estão respeitando.

Contudo esta situação não se restringe a apenas a este local. Segundo Tempas Júnior há desrespeito de motoristas a determinações como, por exemplo, parar e estacionar em determinados pontos. “Ontem, antes de acionar a Brigada Militar, constatei o que estava ocorrendo ao lado da Unimed. Está sinalizando o início e o fim do trecho em que é proibido estacionar, e estava lotado de carros, lá”. Ele ressaltou ainda que a falta de educação no trânsito é generalizada, não diz respeito apenas à questão do excesso de velocidade. “O Trânsito vem incrementando a colocação de placas de sinalização, na maior quantidade de locais possíveis”.

Já o secretário de Obras Edson Machado enfatizou a importância de haver maior educação para o trânsito, que também foi corroborado pela vereadora que manifestou seu interesse, enquanto legisladora, de incentivar e estar presente em palestras nas escolas. “Isto é fundamental. Precisamos conscientizar e educar, especialmente, nossas crianças. Muitos adultos, não têm como educar mais, é só punir, e a dor é no bolso”.

Outro ponto levantado foi em relação à fiscalização da Guarda Municipal no trânsito da cidade. De acordo com o Tempass a atuação da GM está em estudo. “A partir do momento que estiverem em vigor, conseguiremos fiscalizar de verdade”, mencionando a necessidade de cumprir a Resolução 600/2016, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que estabelece os padrões e critérios para a instalação de ondulação transversal (lombada física) em vias públicas, e proíbe a utilização de tachas, tachões e dispositivos similares implantados transversalmente à via pública.

Para que a atuação dos agentes fiscalizadores possa ser realizada, a Prefeitura precisa fazer a aquisição de equipamentos adicionais como o radar móvel, por exemplo. “Quando começar a fiscalização desta forma e, infelizmente, as pessoas sentirem no bolso, aí se conseguirá ter um controle”, citou, explicando que o município vem adotando medidas como a sinalização horizontal e vertical das vias, na tentativa de melhorar o que está ao seu alcance.