Montenegrinas em situação de violência terão direito a atendimento prioritário

por adm publicado 22/03/2022 15h54, última modificação 22/03/2022 15h54
O projeto de lei vai ser votado na sessão ordinária desta quinta-feira, 24 de março. Se aprovado vai para sanção do prefeito Gustavo Zanatta

Primeiro vem à violência psicológica, a financeira, depois a física e, em muitos casos, a morte. Que culmina com anos de sofrimento de mulheres que estão vulneráveis a companheiros violentos.

Quando conseguem quebrar este ciclo de violência as mulheres buscam pelo apoio seja da família ou de órgãos como as Delegacias voltadas ao atendimento à Mulheres, as Deam’s. Fragilizadas ainda precisam passar pela assistência médica, exames que comprovam anos de sofrimento e de violência.

De autoria do presidente da Casa Legislativa, vereador Talis Ferreira (PP), o projeto de lei que solicita, dentro do município de Montenegro, o atendimento prioritário em hospitais e unidades básicas de saúde para estas mulheres, vai ser votado nesta quinta-feira. “Elas já passaram por muito sofrimento e ainda precisam esperar, nas filas destes locais, atendimento médico. E, mais uma vez, ficam expostas a julgamentos que naquele momento não são necessários. Por isso, entrei com o projeto. É uma forma de as mulheres se sentirem mais acolhidas em um momento de tanta fragilidade”, destacou Talis.  

Com já existem leis federais, com a Lei Maria da Penha, este projeto vem com o intuito de inserir alguns aperfeiçoamentos a estas normas jurídicas. “é necessário que sejam tomadas medidas de enfrentamento constantes, sistemáticas e robustas, que possam reduzir e impedir as práticas violentas que são deferidas contra as mulheres no Brasil afora e, também, em nosso município”, enfatizou o vereador. 

O projeto de lei vai ser votado na sessão ordinária desta quinta-feira, 24 de março. Se aprovado vai para sanção do prefeito Gustavo Zanatta.