Motoristas do transporte escolar pedem socorro para continuar trabalhando

por adm publicado 20/12/2022 16h40, última modificação 20/12/2022 16h40
Um dos objetivos, agora, é fazer um Projeto de Lei alterando estes prazos de renovação de frota

2023 ainda não chegou, mas já traz inquietação para motoristas do transporte escolar particular. Preocupados com algumas regras da lei que diz respeito sobre o limite do ano dos veículos de transporte escolar em Montenegro, eles procuraram a Câmara de Vereadores e, hoje, o presidente da Casa Talis Ferreira (PP), ouviu as demandas desses trabalhadores em uma reunião que contou com a presença maciça dos transportadores, além de representantes do Executivo Municipal. “Na pandemia, esta classe foi uma das mais prejudicadas. Os alunos estavam em aula online e acabou acarretando alguns problemas para os transportadores. Hoje queremos discutir o aumento da idade da frota destes veículos. Muitos deles aqui não têm condições de trocar por um veículo mais novo”, destacou Talis. 

De acordo com Marcelo Torres, um dos motoristas presentes na reunião, eles ficaram dois anos sem apoio algum, seja dos pais que tinham contratos de transporte ou do poder público. Se quer o auxílio emergencial eles conseguiram, em sua totalidade, ter acesso. “Muitos não aguentaram e desistiram pelo caminho. O que estamos pedindo aqui é um socorro do poder público para a nossa categoria”, frisou Torres.

O motorista lembrou ainda que como os carros ficaram muito tempo parados, quando aconteceu o retorno das aulas alguns veículos tiveram problemas. E aí o pouco da reserva financeira que havia sobrado foi utilizado na manutenção da frota. “Gastamos o que tínhamos e o que não tínhamos. Hoje estamos pedindo uma margem de pelo menos 05 anos para poder trabalhar e ter margem financeira para trocar os veículos”, ressaltou.

De acordo com a lei municipal vigente os micro-ônibus tem vida útil em 15 anos e os ônibus em 18. A proposta, levada ao vereador Talis pelos motoristas, é de que este tempo seja acrescido mais 05 anos para os veículos, somando 20 anos em ambos os casos. O DAER aponta 20 anos para o uso dos veículos, assim como alguns municípios vizinhos como Capela de Santana e Triunfo. “Estamos pedindo este apoio para poder sobreviver e trabalhar. Mas vai ser impossível continuar sem essa ajuda”, destacou Marcelo. 

Um dos objetivos, agora, é fazer um Projeto de Lei alterando estes prazos de renovação de frota. “Este é um pedido de socorro e não podemos fechar nossos ouvidos para estes trabalhadores”, finalizou o vereador Talis.  Na próxima semana deve acontecer uma reunião com o Executivo para discutir essa situação.