Noite de homenagem e presença de um grande público, na Câmara

por adm publicado 11/03/2024 11h16, última modificação 11/03/2024 11h16
Anualmente em março, a Câmara de Vereadores promove uma Sessão Comemorativa alusiva ao Dia Internacional da Mulher, com a presença de autoridades e comunidade.

Em 2024 a vereadora Ana Paula Machado (PTB) se manifestou na tribuna, em nome do Legislativo montenegrino. “O Dia não é apenas uma celebração, mas um lembrete do longo caminho que nós, mulheres, percorremos na busca por igualdade, respeito e dignidade”, iniciou.

Instituída pela ONU, na década de 70, “esta data simboliza a nossa luta histórica por direitos equiparados aos homens. Representa a batalha contra o machismo, a violência e todas as formas de discriminação”. Na opinião da vereadora, “inegável que houve avanços, como a Lei Maria da Penha, reconhecida internacionalmente”. “No entanto, mesmo com todas estas conquistas legislativas, ainda enfrentamos desafios alarmantes, especialmente no que diz respeito à violência contra nós, mulheres. Os números de feminicídios em nosso estado são alarmantes, exigindo ações urgentes e efetivas para combater esta epidemia de violência de gênero”.

Finalizando, ressaltou que “devemos honrar mulheres como Débora Michels Rodrigues da Silva, vítimas de violências que não podem ser esquecidas. Neste Dia, renovemos nosso compromisso de construir um mundo mais justo, igualitário e seguro para todas nós, mulheres”.

Conforme Daniele Araújo, do COMDIM, que falou após, “importante que neste Dia a gente comemore a conquista de direitos que se teve até aqui, mas que também se reflita sobre a necessidade de continuar lutando, porque a gente tem muito ainda a alcançar. Sabe-se que existe a disparidade salarial entre homens e mulheres, a disparidade social”.

Frisou: “nosso maior objetivo, como presidente do CONDIM, é aproximar a população, a sociedade, os poderes legislativo e executivo, para que a gente possa fazer mais ações de prevenção. Falar não só sobre a violência doméstica, mas da importância de se empoderar as mulheres do município e região sobre a capacitação profissional, porque a gente sabe que a maioria destas vítimas continua no lar, por dependência patrimonial deste homem”.

Concluindo, desejou  “que se possam promover ações no município para que o índice de violência doméstica diminua e que a gente tenha mais mulheres ocupando espaços de poder”. Colocou-se à disposição, em nome do Conselho e da CUFA, “para que a gente possa estar ocupando mais espaços como este, e realmente se promover ações no município e região para que haja um pouco mais de igualdade”.

Na sequência, Márcia Farias, idealizadora da Confraria das Mulheres Empreendedoras de Montenegro disse que o principal objetivo da Confraria, que no próximo dia dezenove completa quatro anos de existência, “é fortalecer os negócios femininos e trazer o protagonismo da mulher de Montenegro”.

O evento ainda contou com os pronunciamentos da Capitã Fernanda Raquel Matte, coordenadora da Patrulha Maria da Penha da Brigada Militar e da Secretária de Educação Cíglia da Silveira, em nome do Executivo, finalizando com uma apresentação em homenagem às mulheres, por parte da dupla Quézia e Kelly, e a entrega de rosas a todas as mulheres presentes, realizada pelos vereadores e vereadora.

Minutos depois, teve início a Sessão Ordinária, com a votação e aprovação das seguintes matérias:

• Projetos de Lei do Executivo: nº 18/024 – Autoriza o Executivo Municipal a abrir crédito especial de R$ 5.000,00 (cinco mil reais), para o Programa Criança Feliz;

• Projeto de Lei n° 04/2024, de autoria do vereador Cristian Souza (Republicanos), que institui a “Semana Municipal de Som Automotivo e Carros Rebaixados”, no âmbito do Município de Montenegro.

• Requerimento nº 07/24, do Vereador Felipe Kinn da Silva (MDB), solicita reunião para tratar sobre criar “Evento Municipal LGBTQIA+”.

• Requerimento nº 08/24, do Vereador Gustavo Oliveira (PP), solicitando reunião para tratar sobre “retirada de fios soltos e em desuso na cidade”.

• Requerimentos nº 09 e 10/24, do Vereador Talis Ferreira (PP), que solicita agenda para reuniões sobre “demora excessiva do restabelecimento da energia Elétrica da Empresa RGE SUL Distribuidora de Energia S.A. no município,” e “a situação em que se encontra a Associação do Bairro Bela Vista”.

• Requerimento nº 012/24, do Vereador Juarez Vieira da Silva (PTB), que solicita Sessão Solene em homenagem ao Rotary Club, ao dia internacional do clube, no dia 22 de Março de 2024.