Novembro Azul: CCDH promove palestra com a AAPECAN

por adm publicado 18/11/2021 15h43, última modificação 18/11/2021 15h43

O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido à doença, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional do Câncer.

Para conscientizar esta parcela da população sobre a importância dos exames de prevenção são realizadas palestras e atividades no chamado “Novembro Azul”. O mês foi escolhido para, justamente, mobilizar a população masculina e desmistificar procedimentos para diagnósticos de doenças, numa campanha global de conscientização do combate ao câncer de próstata.

Em Montenegro, por exemplo, a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, a CCDH, presidida pela vereadora Camila de Oliveira (Republicanos), promoveu uma palestra com a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer, a AAPECAN, de Bento Gonçalves. “Precisamos cuidar da saúde dos nossos homens, câncer de próstata é sério”, destacou a legisladora.

A palestra, deste ano, focou em cuidado integrado. Ou seja, corpo, mente e espírito. “Hoje falamos sobre prevenção, por que está muito além de cuidar do corpo físico. Precisamos reforçar que o este cuidado. Se conseguirmos conscientizar e salvar uma vida, já nos deixa felizes”, destacou a psicóloga da AAPECAN, Karen Rovella.

A AAPECAN é uma organização da sociedade civil (OSC), entidade sem fins lucrativos que atende a população de 43 municípios da região dos Vales, gratuitamente, com diagnóstico de câncer em situação de vulnerabilidade social. Os montenegrinos também podem procurar e usufruir destes atendimentos. A instituição tem sede em Bento Gonçalves e pode ser contatada pelo telefone (54) 3055-9400.