Pedro Angeli e Alfredo Nonnemacher vão emprestar seus nomes para duas ruas em Montenegro

por adm publicado 30/05/2022 11h45, última modificação 02/06/2022 10h59
Homenagens vão ser realizadas na próxima sessão ordinária

A estrada geral de Santos Reis, entre a igreja evangélica e a Estrada Erni Carlos Kranz, vai receber o nome de “Alfredo Nonnemacher”, que foi morador daquela localidade e presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. A homenagem foi proposta pelo gabinete da vereadora Ana Paula Machado (PTB).

Nicolau Alfredo Nonnemacher nasceu em 23 de setembro de 1910 sendo o quinto filho de João Jacob Nonnemacher e Isabella Dapper Nonnemacher. Em Santa Rosa, onde morou, conheceu Helena Celestini, com a qual casou em 1º de junho de 1939 e, então, tiveram seus dois primeiros filhos, Hugo Nonnemacher e Maria Clotilde Nonnemacher.

Já de volta a Montenegro auxiliou a mãe e as irmãs nos cuidados com a propriedade deixada pelo pai João Jacob. Aqui, também, foi pai da terceira filha, Lurdes Nonnemacher. Religioso, dedicou-se ao serviço da Igreja Católica cuidando da Capela de Santos Reis. Em 1970 foi convidado para ser presidente do STR onde permaneceu até 1984. O agricultor faleceu em 06 de junho de 1995 deixando um legado de honestidade, integridade e amor ao próximo.

Além desta estrada, em Santos Reis, a Rua 1, do Loteamento Bosque do Porto, vai ser reconhecida como “Pedro Cândido Angeli”. O projeto de lei, que deve ser aprovado, assim como os demais, pelos vereadores, é uma proposta do gabinete do parlamentar Sérgio Souza (PSB). Pedro era natural de Venâncio Aires. Ele nasceu em 06 de julho de 1948 e, desde muito pequeno, teve fortes ligações com o meio rural.

Em novembro de 1968, já integrando o quadro efetivo da Brigada Militar, ele passou a residir em Montenegro. E, como brigadiano, comandou o destacamento da BM na área do 3º Polo Petroquímico. Em 1995 foi para a reserva remunerada da BM com promoção a 1º sargento. Pedro também foi patrão do CTG Estância de Montenegro, presidente da Comissão Municipal da Semana Farroupilha e coordenador da 15ª Região Tradicionalista onde desenvolveu seu trabalho junto a 23 municípios com mais de 100 entidades tradicionalistas.

Pai de cinco filhos, sendo Vanisse, Valesca e Valquíria do primeiro casamento, e Vânia e Pedro do segundo. Avô de quatro netos e bisavô de dois bisnetos. Foi casado por vinte e nove anos com Teresinha Vânia Chassot Angeli que sempre lhe acompanhou em suas empreitadas.