Problemas do Residencial Cinco de Maio mais uma vez debatidos

por adm publicado 25/11/2021 17h12, última modificação 25/11/2021 17h12

A Câmara de Vereadores recebeu, na manhã desta quinta-feira, 25, moradores, a síndica do Condomínio Residencial Cinco de Maio e o secretário da SMHAD, Luís Fernando Ferreira, além de integrantes da pasta para uma reunião proposta pelo gabinete do vereador Gustavo Oliveira (PP). “Tenho recebido, e é algo que não é de agora, inúmeras reclamações quanto ao Condomínio. Já fomos à Caixa, em Porto Alegre, falar sobre a questão da Corsan, que sabemos ser complicadíssima, pois a qualquer momento pode ser cortado o fornecimento de água para o Condomínio”, preocupa-se o vereador.

Uma das reclamações dos moradores é quanto à cobrança do condomínio, que para alguns, é alta. A síndica Iara Terezinha da Silva de Souza explicou que o valor pago no Condomínio Residencial é de R$ 149,00 por mês, cobrada ainda a taxa da água e o custo das manutenções. Porém, ocorrem diversos problemas: “a gurizada arromba e quebra tudo. Foi mandado arrumar até o cano do registro, que eles quebraram numa noite, gerando um gasto para o Condomínio, o qual teve que pagar o conserto, tendo este valor siso descontado dos moradores”.

O Condomínio foi assumido com dívidas. E, mesmo que os valores fossem reduzidos, muitos moradores não conseguiriam pagar. Além disso, com a redução, as taxas da água e o custo da iluminação dos corredores ficariam pendentes. “Imaginamos que devam estar sendo cobrados valores atrasados, muitos não pagam. Gostaríamos de ouvir a síndica e ver de que forma poderíamos ajudar a solucionar o problema que tem lá, que a gente sabe ser muito sério e muito grave. Como representantes do povo, nos colocamos à disposição para ajudar a resolver”, frisou Gustavo.

O vereador Gustavo diz ter conhecimento de que a situação está muito complicada. A síndica fez uma lista das deficiências, como a de uma fossa com s tampa quebrada, além de todas estarem cheias. O Assessor Especial da SMHAD José Vítor Cardoso explica que, com relação às casas construídas com recursos do FAR (Fundo de Arrendamento Residencial), compete ao município fazer o acompanhamento social das famílias que passarão a habitá-las. “Estamos fazendo esforços além do que seria da competência da nossa pasta, como o apoio às negociações com a Corsan, o encaminhamento de demandas para a Caixa. A informação repassada pela Caixa é de que o Residencial Cinco de Maio é um condomínio particular, sendo regido pelas mesmas normativas de qualquer condomínio”, destacou José Vítor.

O debate culminou com a sugestão do secretário Fernando, de que seja realizada audiência com a Caixa e a Imobiliária Vila Rica. “Temos que conversar com estas duas entidades”, sublinha. “A Secretaria se limita a estar presente em todas as ações sociais que vocês tiverem, lá no Condomínio, como a questão da cesta básica, do CRAS, do CREAS, Cadastro Único, de tudo aquilo que envolve a nossa Secretaria, menos as condições estruturais, as que dizem respeito ao condomínio, as de limpeza do terreno, de colocação de iluminação pública, as quais a gente não pode fazer”, ressaltou.

“Da nossa parte, como vereadores, é a mesma situação. Podemos nos envolver com questões públicas, como a parte social”, esclarece Gustavo, esclarecendo que, com relação a assuntos de particulares envolvendo órgãos como a Corsan, será feita a tentativa de encontrar uma solução. “Vamos fazer de tudo para ajudar, mas quanto a outros problemas, é preciso reunir as partes envolvidas e tentar uma solução, e é isto que estamos tentando fazer”, finaliza.