Professor Ivo, do São João, agora é cidadão montenegrino

por adm publicado 25/10/2022 15h51, última modificação 25/10/2022 15h51

“É uma surpresa muito grande que eu tive. Estou muito emocionado. Não esperava essa homenagem tão expressiva. A gente, como professor, fica feliz quando um aluno vai bem. Um professor fica mal, quando um aluno vai mal”, destacou o professor Ivo Pereira de Souza, que deu aulas aos vereadores Paulo Azeredo (PDT), Ari Müller e Gustavo Oliveira (PP) e Juarez Vieira da Silva (PTB).

O professor aposentado recebeu, no fim da tarde desta quinta-feira, 20, o título de cidadão montenegrino honorário, durante a sessão solene. “Uma honraria e agradeço os ex-alunos, agora vereadores, por aceitarem a indicação do meu nome, colegas professores, amigos, minha esposa e filhos, meus irmãos, que vieram de Pelotas para estar comigo aqui. É uma felicidade estar aqui. Eu não fiz discurso algum, acredito que no meu currículo está tudo aquilo que eu poderia dizer” destacou o educador.

A carreira do professor foi encerrada em janeiro, aos 80 anos de idade, depois de cinco décadas dedicadas à educação. E tudo isso começou depois de prestar o serviço militar e ver a importância de seguir os estudos. Durante este período os soldados eram separados por níveis de estudo e ele “queria saber o que tinha do outro lado do muro”. Aquela situação, vivida dentro do quartel, foi o pontapé para que Ivo resolvesse se dedicar aos estudos.

Cinquenta anos depois ele encerrou as atividades no magistério dentro da Escola Técnica São João Batista, onde ministrou aulas no curso técnico de eletrotécnica. “Eu digo que fui esquecido pelo Estado. Me chamaram para dar aulas, em substituição a um professor, por dois meses. Fiquei 20 anos”, comentou Ivo.

Durante a solenidade, a professora Maria Terezinha Kraemer Canello falou em nome dos professores, ex-colegas de Ivo. “Nossas palavras, querido professor Ivo, expressam nosso apreço e gratidão. Elas são o eco da convivência que tivemos contigo. Egresso de Pelotas que nos ajudou a fundar a Escola Estadual São João Batista. Nosso apreço, ao dedicado mestre, e nossa gratidão vem dos exemplos de mansidão, serenidade e equilíbrio como marca indiscutível da personalidade do professor Ivo, chamado carinhosamente por nós, de Ivinho. Obrigada Ivinho, tu ficaste em nossos corações”, ressaltou Nica.

Além dela, a irmã do professor, Ceci da Silva de Souza, falou em nome da família do homenageado. “Esse é um momento muito especial para nós. Agradeço este espaço de fala e estou muito honrada em ter sido convidada pela família para estar aqui. Ivo aproveitou todas as oportunidades de crescimento na educação. Muitas vezes em silêncio. Te peço desculpas por muitas vezes não estarmos contigo enquanto família. Mas somos muito gratos por todos os ensinamentos que recebemos de ti. Enquanto família queremos dizer que te amamos muito”, frisou Ceci.

O certificado e o boton, de cidadão montenegrino, foram entregues pelo suplente de vereador Gelsi Rodrigues da Silva, o Xuxa, proponente da homenagem, e o parlamentar Paulo Azeredo. “É emocionante estarmos aqui, neste momento. Conheci o professor quando as aulas práticas eram ministradas em um prédio na rua Osvaldo Aranha”, destacou Azeredo que também lembrou outra coincidência, a 40% dos vereadores foram alunos do professor Ivo. “É, portanto, uma grande honra e com emoção que esta Casa lhe conceda este título. É uma grande honra tê-lo em nosso convívio e poder lhe conceder este título, o de cidadão montenegrino”, concluiu Paulo.

Entre as homenagens também foi realizada uma apresentação do grupo de choro da Fundarte, que tocou duas canções: “O rio antigo”, de Altamiro Carrilho e “Carinhoso”, de João de Barro e Pixinguinha. Mateus Kleber, maestro da fundação, lembrou que o choro é um gênero muito presente na região de Pelotas e Canguçu, de onde veio o professor Ivo.