Programa Avançar Cidades: projeto de asfaltamento dá mais um passo para ser concretizado

por adm publicado 30/11/2021 12h15, última modificação 30/11/2021 12h15

O programa “Avançar Cidades” foi um dos assuntos na reunião do “Câmara em Pauta”, entre os vereadores e o prefeito. Desta vez, também participaram integrantes do Executivo Municipal que trouxeram mais informações a respeito do programa e a viabilidade técnica-financeira de ser implantado na cidade.

De acordo com o gerente de contratos e convênios, Silvio Kael, a prefeitura tem um projeto para asfaltamento de 11 ruas no município. Entre elas a Selma Wallauer. Havia uma previsão orçamentária de R$ 7 milhões em contrato com a Caixa Econômica Federal, ainda em 2019, para a obra em algumas ruas que não previam a Selma Wallauer. Agora ela foi incluída e só não saiu do papel porque depende de avaliações do projeto realizadas pelos engenheiros da CEF.

Com a entrada desta via também houve um aumento no valor que pode chegar a R$ 20 milhões. “A Selma não estava no antigo projeto. Ela foi suprimida para ser feita com recursos próprios. O que não aconteceu. Então a colocamos agora junto com a Imigrantes”, destacou Kael.

A última avaliação do projeto, feita pela CEF, das 14 ruas apenas 7 haviam sido aprovadas. A prefeitura conseguiu a inclusão de mais ruas depois de ir à Brasília para não deixar nenhuma comunidade desassistida. “Não queremos ter que escolher esta ou aquela rua. Já temos a organização para fazer a Selma Wallauer e, na sequência, a Vereador João Vicente, que desafogaria o trânsito daquela região em horários de pico”, ressaltou o prefeito Gustavo Zanatta.

O Programa Avançar Cidades – Mobilidade Urbana tem o objetivo de melhorar a qualidade dos deslocamentos da população nos ambientes urbanos por intermédio do financiamento de ações de mobilidade urbana voltadas ao transporte público coletivo, ao transporte não motorizado (transporte ativo), à elaboração de planos de mobilidade urbana municipais e metropolitanos, estudos e projetos básicos e executivos.

Os recursos disponibilizados para o programa são de financiamento, oriundos do FGTS, conforme disposições constantes no Programa de Infraestrutura de Transporte e da Mobilidade Urbana – Pró-Transporte, regulamentado pela Instrução Normativa nº 3/2021.